FALÊNCIA!
Falência e calote: Loja gigante de móveis encerra atividades, apaga redes sociais e deixa clientes na mão
24/08/2024 às 21h33
A desfecho sobre loja famosa após se envolver em polêmica por fechar suas portas e dá calote em clientes; confira agora os detalhes
Sem sombra de dúvidas, abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Isso porque uma série de negócios pode levar ao fim de um grande empreendimento. Nessa matéria, por exemplo, falaremos a respeito de uma tradicional loja de móveis que fecha as portas, apaga contas das redes sociais e dá calote em clientes.
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A empresa me questão trata-se da loja Sofá Design, localizada em Salvador, Conforme relatado pelo porta ‘Metro1’, a empresa desapareceu repentinamente, excluindo suas redes sociais e fornecendo um número de telefone inativo para contato. A empresa foi denunciada em 8 cidades brasileiras.
A loja anteriormente situada na Alameda das Espatódeas, no bairro do Caminho da Árvores, encerrou suas atividades e desapareceu do mapa sem rastro algum, deixando todos os seus clientes sem receber seu produtos. Clientes relataram na época que fizeram compras de mais de R$ 4 mil, e como estavam aguardando a entrega demoraram a perceber o calote.
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Relato dizem que o íúnico comunicado que os clientes receberam da loja foi um aviso colocado na porta da loja Sofá Design. “Caro cliente, loja fechada para troca de showrroom, estamos com atendimento online pelo WhatsApp ou pelo e-mail”. Entretanto, as pessoas que ligaram afirmaram que o número de telefone ofertado não funcionava.
“Entrei em contato com a vendedora para comprar mais duas poltronas e percebi que a mensagem não chegava. Então procurei o Instagram da loja, que não existia mais. Achei, por outro lado, uma conta que denunciava o golpe em escala nacional. Me desesperei”, disse uma cliente chamada Ingrid, ao portal Metro1.
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“Tem gente que perdeu até R$ 27 mil”, revela Ingrid. “Acho que a ficha das pessoas que compraram nessa loja em Salvador anda não caiu, descobrimos tudo recentemente”, acrescenta. Ao tentar contato pelo telefone, os clientes ouvem a seguinte mensagem: “Este telefone está bloqueado para este tipo de chamada”, diz o recado da secretária eletrônica.
A representante jurídica do Grupo Sofá Design declarou anteriormente que os consumidores que não obtiveram os produtos adquiridos em Salvador (BA) seriam compensados. De acordo com Sâmia Martins, os prejudicados receberiam os itens adquiridos ou o montante despendido no momento da transição.
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A loja informou na ocasião que os atendimentos estavam sendo realizados de maneira virtual, porém, não há mais detalhes divulgados sobre o desfecho da situação.
Em contato com o ‘Metro1’, o diretor de fiscalização do Procon na Bahia, Iratan Vilas Boas, alegou que o órgão está ciente das denúncias e em processo de investigação da empresa Sofá Design.
“Nestes casos, há o contrato de compra e venda que não está sendo cumprido em relação à entrega dos produtos adquiridos. O Código do Direito do Consumidor obriga as partes a cumprirem integralmente os contratos firmados. Quando uma das partes descumpre, cabe à parte prejudicada buscar direitos”, explica Iratan.
No total, mais de 100 consumidores denunciaram após serem enganados, uma vez que não receberam seus produtos em suas residências mesmo após terem realizado o pagamento e não conseguirem se comunicar com o fornecer.
Vale frisar que, por meio de uma publicação no perfil do Instagram, o Grupo Sofá Design informou que estaria passando por uma “reestruturação organizacional com o objetivo de superar a profunda crise econômica provocada pela intensa alta do preço dos insumos de produção e a rápida elevação das taxas de juros”.
Ainda, a empresa passa por recuperação judicial, sendo deferida no dia 21 de março de 2023, na 22ª Vara Cível da Comarca de Natal/RN.
“O GRUPO SOFÁ DESIGN comunica que, na data de hoje (21/03), foi deferido, em decisão judicial da 22ª Vara Cível da Comarca de Natal/RN, o processamento da Recuperação Judicial do Grupo, marco importante para a reestruturação da nossa atividade empresarial, garantindo ainda transparência e legalidade em cada passo desse processo”.
É importante mencionar que a empresa segue ativa no mercado, mas nada sobre o caso veio mais a tona. As informações são do portal ‘EconoData’.
Quem paga a dívida de uma empresa falida?
Com a venda dos ativos da empresa devedora, os credores têm suas reivindicações atendidas, ou seja, as dívidas devem ser pagas de acordo com os recursos levantados. Após o pagamento das dívidas, caso reste valores, estes são destinados aos acionistas.
Autor(a):
Taís Araújo
Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são: