TRISTE ADEUS!

Fim de uma era: Famosa loja de shopping, rival da C&A e Riachuelo, tem falência decretada e fecha as portas

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Loja amada dos shoppings, rival da C&A e Riachuelo, teve portas fechadas e se despediu do país após falência (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Freepik/C&A/Riachuelo)

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Marca amada, presente nos principais shoppings, rival da C&A e Riachuelo, teve um fim amargo após falência e clientes choraram com sua triste despedida abrupta.

Talvez você não se lembre, mas em meados de junho de 2022, milhares de brasileiros, principalmente  jovens da Geração Z, choraram com o fim de uma das marcas mais icônicas do fast fashion, presente na maioria dos shoppings brasileiros e que rivalizava com demais marcas do setor, como a C&A e Riachuelo.

Estamos falando da inesquecível Forever 21, nascida ainda na década de 80 na Califórnia, Estados Unidos, mas que desembarcou por aqui somente em 2014 e foi um verdadeiro BOOM!

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Quem a frequentava, com certeza, se lembra das promoções de “compre um leve dois”, principalmente quando envolvia os vestidinhos estilo Boho chic e das peças em moda alternativa (alt*), o que era uma verdadeira coqueluche e acabava atraindo pessoas de diversos estilos, tribos urbanas e essências.

(Alt Fashion é a moda que se diferencia da moda comercial convencional. Inclui estilos que não estão em conformidade com a moda dominante de sua época e estilos de subculturas específicas como góticos, punks, etc)

Do topo ao chão …

Após o auge o sucesso, a marca acabou amargando seu fim de forma bem avassaladora e notícia caiu como uma verdadeira bomba para esses mesmos consumidores que se questionavam sobre o que poderia ter acontecido para essa queda brusca.

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Conforme publicado no portal Estadão, após quase 10 anos de existência, mais precisamente 8 anos de operação no Brasil, a Forever 21 chegou a promover uma mega liquidação para marcar o fim definitivo das suas atividades.

Ela que já estava em meio a uma recuperação judicial nos EUA, pelo famoso capítulo 11, ainda respondia alguns processos por aqui. No ano de 2020, a Authentic Brands Group (ABG), empresa de desenvolvimento de marcas, adquiriu 37,5% da Forever 21.

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Na mesma operação, a Brookfield Property Partners levou 25% da propriedade intelectual e dos negócios em atividade.

A informação do encerramento das operações foi confirmada pela Associação Brasileira de Shopping (Alshop) e por funcionários de uma loja em São Paulo, que ainda de acordo com Estadão, alegaram na época, passar por uma situação delicada.

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Vale dizer, que mesmo com a falência, a rede ainda conseguia sobreviver e manter o controle e a posse das 800 lojas espalhadas entre, Estados Unidos, Ásia , Europa e America Latina, durante o processo de reestruturação, graças à Lei de Falências americana mencionada acima.

Impactos no Brasil

Infelizmente não demorou muito para que toda essa crise financeira que a marca vivenciava começasse a respingar nas lojas espalhadas pelo Brasil.

Segundo o portal Seu Dinheiro, gradualmente, as inúmeras lojas da Forever 21 daqui começaram a virar alvo de ações judiciais por conta dos atrasos em aluguéis, principalmente nos shoppings localizados em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Com isso, a Forever 21 teve que fechar 11 lojas em janeiro só no ano de 2021 e, como mencionamos, no mês de junho de 2022 a marca se preparava pro adeus definitivo fechando todas que restavam.

Segundo o portal Folha Pê, um dos fatores que mais contribuíram para esse desfecho foram os altos impostos daqui, além dos custos de importação e infraestrutura que acabavam elevando o preço final das roupas.

Tudo isso fez com que o público “perdesse o interesse” na marca e a situação agravou ainda mais durante a pandemia. Também não podemos desconsiderar, que grande parte do colapso sofrido pela Forever 21, teve uma contribuição significativa  do avanço da concorrência online.

Os preços baixos praticados na internet e a facilidade em se comprar sem sair de casa atraí sobretudo a parcela mais jovem da população, cuja qual era justamente o público-alvo da rede de varejo, o que ganhou ainda mais força durante a pandemia.

Porém, de acordo com o portal O Globo, essas questões delicadas não eram tão recentes. Isso porque, a marca, já estava enfrentando problemas desde que embarcou em uma estratégia de negócios baseada no lema “a dívida de hoje é o lucro de amanhã”.

Na prática, a companhia fez mais dívidas para conseguir uma rápida e grande expansão mundial, estratégia que inclusive abarcou as lojas abertas do Brasil a partir do ano de 2017.

Ocorre que o pagamento dessa dívida era para ter ocorrido de forma muito mais rápida do que realmente foi. No meio do ano de 2019 , o mercado estimava um débito de mais de US$ 500 milhões da Forever com um prazo de 3 anos de vencimento.

Sem conseguir o retorno esperado em vendas com as novas lojas abertas, restou à diretoria a adoção de um plano de desinvestimentos e alongamento de dívida que, acabou não obtendo grandes resultados.

Vale dizer que na época, a Forever 21 publicou em seu Instagram oficial sobre a grande liquidação que faria e afirmou que a mesma duraria somente até durarem os estoque nas lojas localizadas no:

Ao procurar notas oficiais da marca falando exatamente sobre essa despedida as mesmas não foram encontradas, porém o espaço permanece sempre aberto para que ela exponha a sua versão dos fatos.

Mas a Forever 21 acabou mesmo?

Segundo apurações do TV Foco, ao procurar o perfil oficial da marca no Instagram, foi constatado que, de fato, não existem mais nenhuma atividade em solo brasileiro e todas as publicações, até então, foram deletadas.

Porém, você ainda consegue adquirir algumas peças da marca de segunda mão aqui no Brasil, ou através do e-commerce da SHEIN, marca chinesa que tem dominado cada vez mais quando falamos em compras pela internet.

Inclusive a parceria da Forever 21 com a SHEIN pode ser interpretada como uma espécie de catalisador para o processo de digitalização da fast fashion estadunidense.

Forever 21 se aliou a SHEIN e possui um perfil no e-commerce aonde comercializa suas peças (Foto Reprodução/Exame)

De acordo com o portal Elle, a varejista chinesa tem cerca de 150 milhões de usuários. Em meados de agosto de 2023, por meio de um  comunicado enviado à imprensa, os diretores da Sparc Holdings, Jamie Salter e David Simon, alegaram estar felizes com o contrato com a Shein.

Mesmo porque, estamos falando da principal plataforma de moda on-line do mundo.

Vale dizer que apesar de ter se despedido do Brasil, a Forever 21 ainda tem 414 lojas nos EUA e mais 146 em outros países, com venda anual acima de 12,7 bilhões de dólares.

Resumidamente, para a SHEIN , a joint-venture funciona como uma porta de entrada privilegiada para o varejo físico no mercado estadunidense.

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Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

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