Adeus
Calote de R$100 milhões leva loja nº1 de móveis à falência e faz gigante ir ao caixão após 71 anos no Brasil
08/07/2024 às 9h59
Uma gigante dos imóveis acabou tendo que lidar com a falência, por conta de uma dívida milionária, que se tornou irreversível. A empresa tinha mais de 70 anos de história no Brasil e deixou saudades
Uma loja gigante no Brasil de imóveis viram os débitos chegarem na casa dos 100 milhões de reais, e tiveram sua falência decretada. O adeus se deu após 71 anos de história e até hoje a empresa segue na memória de todos os brasileiros que acompanharam a sua trajetória.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao longo dos anos é comum que as empresas passem por algumas dificuldades financeiras, mas por conta de suas forças conseguem dar a volta por cima. Portanto, sempre quando alguma se afunda e não consegue a recuperação, causa um choque tremendo em todos os clientes.
A Manlec surgiu em 1953 por Atílio Manzoli e Felipe Lechtman, com sua primeira loja localizada no bairro Bom Fim, em Porto Alegre. Rapidamente se tornou a principal fábrica de móveis na época, por conta de todas as inovações que trouxeram para a época, mesmo com uma grande concorrência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Rapidamente a marca atingiu 46 unidades abertas e todas elas espalhadas pelo Rio Grande do Sul, oferecendo uma grande variedade de produtos. Por conta de suas campanhas publicitárias, tornaram a loja popular e todos, mesmo de fora do estado, conheciam a empresa.
Porém, de acordo com o portal ‘Coluna Financeira’, a partir dos anos 2000 a Manlec passou a enfrentar dificuldades financeiras, muito por conta da mudança do perfil do consumidor e de uma crise global. A concorrência também cresceu e assumiu uma posição muito forte no mercado, inclusive de marcas que estão em seu auge até nos dias de hoje.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A falência da Manlec
Ainda segundo o site, a Manlec entrou com um pedido de recuperação judicial em 2014, tentando reestruturar suas dívidas que estavam na casa dos R$100 milhões. Porém, em 3 anos de tentativas, não conseguiram estabelecer uma estabilidade e tiveram sua falência decretada pela justiça.
Na época, 30 funcionários ainda estavam contratados na empresa, e muitos deles choraram com a situação, pois acabavam de perder seus empregos. Isso ocorreu em um momento difícil que o país estava enfrentando.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Substituta de Tralli para Jornal Hoje e crava FIM de banco tão grande quanto Santander
● Falência devastadora: Shopping popular de SP é aniquilando pelo Bourbon após 22 anos
● Falência e bens leiloados: Gigante dos chocolates, tão icônica quanto a Pan, tem fim decadente
A Manlec tentou reverter a situação mas não obteve êxito. Hoje está presente somente na memória de todos os moradores do Rio Grande do Sul, gerando um grande vazio no setor varejista.
Qual era o slogan da Manlec?
As lojas costumam usar slogans que chamam a atenção de seus consumidores. Com a Manlec não era diferente, e seu slogan era ‘Um Exagero de Ofertas’.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: