Tudo sobre o fechamento de loja de móveis, popular de lojas com direito a calote e clientes sem acreditar
Em fevereiro do ano de 2023, uma tradicional loja de móveis virou assunto nos veículos de informação após um escândalo envolvendo o fim de suas atividades. Isso porque a empresa fechou as portas, apagou suas contas nas redes sociais e ainda deu calote em centenas de clientes que tinham comprado produtos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, estamos falando da loja Sofá Design, em Salvador. Segundo as informações divulgadas pelo portal ‘Metro1’, a empresa, além de “sumir do mapa”, apagando suas redes sociais, deixou um número de telefone inexistente para contato. A empresa virou alvo de denúncia em 8 cidades do Brasil.
A loja em questão funcionava na Alameda das Espatódeas, no bairro do Caminho das Árvores, e fechou as portas e não deu retorno a nenhum dos clientes que haviam comprado na loja e não receberam os produtos. Clientes relataram na época que fizeram compras de mais de R$ 4 mil, e como estavam aguardando a entrega demoraram a perceber o calote.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Relato dizem que a única satisfação que os clientes receberam da loja foi um aviso colocado na porta da loja Sofá Design. O recado dizia: “Caro cliente, loja fechada para troca de showrroom, estamos com atendimento online pelo WhatsApp ou pelo e-mail”. Entretanto, as pessoas que ligaram afirmaram que o número de telefone ofertado não funcionava.
“Entrei em contato com a vendedora para comprar mais duas poltronas e percebi que a mensagem não chegava. Então procurei o Instagram da loja, que não existia mais. Achei, por outro lado, uma conta que denunciava o golpe em escala nacional. Me desesperei”, disse uma cliente chamada Ingrid, ao portal Metro1.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Tem gente que perdeu até R$ 27 mil”, revela Ingrid. “Acho que a ficha das pessoas que compraram nessa loja em Salvador anda não caiu, descobrimos tudo recentemente”, acrescenta. Ao tentar contato pelo telefone, os clientes ouvem a seguinte mensagem: “Este telefone está bloqueado para este tipo de chamada”, diz o recado da secretária eletrônica.
A advogada do Grupo Sofá Design, afirmou na época que, os clientes que não receberam os móveis comprados em Salvador (BA), seriam ressarcidos. Segundo Sâmoa Martins, as vítimas receberiam os produtos ou o valor gasto no momento da compra.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A loja afirmou na época que os atendimentos estavam sendo feitos de forma online, entretanto, não se tem mais informações divulgadas sobre o desfecho do caso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em contato com o ‘Metro1’, o diretor de fiscalização do Procon na Bahia, Iratan Vilas Boas, informou que o órgão está ciente das denúncias e em processo de investigação da empresa Sofá Design.
“Nestes casos, há o contrato de compra e venda que não está sendo cumprido em relação à entrega dos produtos adquiridos. O Código do Direito do Consumidor obriga as partes a cumprirem integralmente os contratos firmados. Quando uma das partes descumpre, cabe à parte prejudicada buscar direitos”, explica Iratan.
Ao todo, mais de 100 clientes estão relatando que foram vítimas do golpe, pois não receberam os itens em suas casas mesmo tendo efetuado o pagamento e não conseguem entrar em contato com o fornecedor.
Qual é a atual situação da loja Sofá Design?
É muito importante deixar claro que a empresa não declarou falência, contudo, ao retomar com suas redes sociais, fez um comunicado que estaria em processo de Reestruturação.
Conforme uma publicação no perfil do Instagram, o Grupo Sofá Design informou que estaria passando por uma “reestruturação organizacional com o objetivo de superar a profunda crise econômica provocada pela intensa alta do preço dos insumos de produção e a rápida elevação das taxas de juros”.
Vale destacar que, a empresa está atualmente em recuperação judicial, o qual foi deferida ainda no dia 21 de março de 2023, na 22ª Vara Cível da Comarca de Natal/RN. Confira a última atualização da empresa sobre o assunto:
“O GRUPO SOFÁ DESIGN comunica que, na data de hoje (21/03), foi deferido, em decisão judicial da 22ª Vara Cível da Comarca de Natal/RN, o processamento da Recuperação Judicial do Grupo, marco importante para a reestruturação da nossa atividade empresarial, garantindo ainda transparência e legalidade em cada passo desse processo”.
Vale ressaltar que, segundo o portal ‘EconoData’, a empresa segue ativa. No entanto, não se tem mais informações sobre os casos.