CRISE
Reviravolta: O pedido de falência de loja de roupas famosa após mais de 200 anos dominando o mercado
11/08/2023 às 12h32
Uma importante loja de roupas quase declarou falência de forma definitiva durante um período de crise financeira
Uma das lojas de roupas mais famosas do mercado varejista passou por uma grande dificuldade financeira e quase fechou as portas. Com mais de 200 anos de história, a marca entrou com um pedido de recuperação judicial e garantiu um acordo para se manter de pé e evitar falência.
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A Brooks Brothers, dos Estados Unidos, surgiu em 1818 e se destacou no mercado vendendo ternos a pronta entrega. É uma das lojas mais tradicionais do país e garantiu clientes famosos ao longo dos anos, como Ben Affleck, Paul McCartney, Will Smith e até políticos como John F. Kennedy e George W. Bush.
Em 2020, durante a pandemia de Covid-19, a loja enfrentou uma crise financeira tão forte que quase precisou fechar as portas. De acordo com o The Wall Street Journal, a empresa recorreu ao Capítulo 11 da Lei de Falência dos Estados Unidos. Em busca de um comprador, a marca teve o objetivo de manter sua tradição histórica no país.
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Algumas empresas se mostraram interessadas na época, como a Authentic Brands Group, em parceria com o Simon Property Group e Brookfield Property Partners, a Marquee Brands e a Sequential Brands.
PROBLEMAS ANTES DA PANDEMIA
Apesar dos problemas se intensificarem na pandemia, a Brooks Brothers já passava por problemas financeiros antes disso. O mercado avalia que a marca teve dificuldades de se adaptar ao novo formato comercial, principalmente às vendas online.
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Além disso, a terceirização da produção fazia com que a loja perdesse um pouco da sua identidade de fabricação própria, uma das características que os clientes mais antigos gostavam.
A BROOKS BROTHERS SE RECUPEROU DA FALÊNCIA?
Apesar do período de instabilidade, tudo indica que a Brooks Brothers se recuperou. Em 2023, a loja retornou à Austrália, onde era forte no mercado. De acordo com a Smart Company, a loja retomou os trabalhos com força total e foco no e-commerce no ano atual.
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Autor(a):
Paulo Damião
Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]