Loja de móveis passou por falência, some sem dar satisfação a clientes que estavam com compras pendentes
Sem sombra de dúvidas, o cenário financeiro e econômico do Brasil não está dos melhores. Dessa forma, grandes lojas e empresas estão decretando falência e até mesmo anunciando demissão em massa. Dessa vez, por exemplo, vamos falar de uma loja de móveis que fechou as portas e acabou dando calote em centenas.
No início do ano passado, uma famosa e tradicional loja de móveis virou notícia na internet após um escândalo. Isso porque a empresa fechou as portas, deletou suas contas nas redes sociais e deu calote em centenas de pessoas que tinham produtos pendentes com a loja.
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Para quem não sabe estamos falando da loja Sofá Design, em Salvador. Segundo as informações divulgadas, a empresa, além de “sumir do mapa”, apagando suas redes sociais, deixou um número de telefone inexistente para contato. A empresa virou alvo de denúncia em 8 cidades do Brasil.
A loja funcionava na Alameda das Espatódeas, no bairro do Caminho das Árvores, e fechou as portas em fevereiro de 2023, e como se não bastasse, a empresa apagou as redes sociais e não deu retorno a nenhum dos clientes que haviam comprado na loja e não receberam os produtos.
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Clientes relataram na época que fizeram compras de mais de R$ 4 mil, e como estavam aguardando a entrega demoraram a perceber o calote.
“Entrei em contato com a vendedora para comprar mais duas poltronas e percebi que a mensagem não chegava. Então procurei o Instagram da loja, que não existia mais. Achei, por outro lado, uma conta que denunciava o golpe em escala nacional. Me desesperei”, disse uma cliente chamada Ingrid, ao portal Metro1.
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“Tem gente que perdeu até R$ 27 mil”, revela Ingrid. “Acho que a ficha das pessoas que compraram nessa loja em Salvador anda não caiu, descobrimos tudo recentemente”, acrescenta.
Ao tentar contato pelo telefone, os clientes ouvem a seguinte mensagem: “Este telefone está bloqueado para este tipo de chamada”, diz o recado da secretária eletrônica.
O que diz o Código de Defesa do Consumidor?
O Código de Defesa do Consumidor já está ciente do caso, e em processo de investigação da empresa Sofá Design.
“Nestes casos, há o contrato de compra e venda que não está sendo cumprido em relação à entrega dos produtos adquiridos. O Código do Direito do Consumidor obriga as partes a cumprirem integralmente os contratos firmados. Quando uma das partes descumpre, cabe à parte prejudicada buscar direitos”, explica Iratan.
Ao todo, mais de 100 clientes estão relatando que foram vítimas do golpe, pois não receberam os itens em suas casas mesmo tendo efetuado o pagamento e não conseguem entrar em contato com o fornecedor.
O que mais se sabe sobre o caso?
A advogada do grupo Sofá Design afirmou na época que os clientes que não receberam os móveis comprados em Salvador (BA), seriam ressarcidos. Segundo Sâmoa Martins, as vítimas receberiam os produtos ou o valor gasto no momento da compra.
A loja afirmou na época que os atendimentos estavam sendo feitos de forma online, entretanto, não se tem mais informações divulgadas sobre o desfecho do caso.