A falência de montadora gigante do Brasil, com dívidas de R$280 milhões e leiloada
Uma montadora gigante acabou indo à falência, por conta de uma dívida gigante, pegando todos os motoristas de surpresa e teve o seu fim em definitivo quando foi leiloada, em 2007.
Ao longo dos anos, diversas empresas enfrentaram dificuldades financeiras, algumas conseguiram resistir e dar a volta por cima, mas outras acabaram se afundando e tiveram que encerrar as atividades, deixando todos chocados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Gurgel Motores nasceu no dia 1 de setembro de 1969 e foi responsável pela venda de mais de 40 mil carros de seus 20 modelos, ao longo de toda sua história, que chegou ao fim antes do que todos estavam imaginando.
A montadora foi a responsável por algumas novidades, como o distanciamento dentro do veículo, para ser utilizado pelos taxistas, o que foi uma grande revolução na época.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, de acordo com o portal ‘Uol’, o processo de falência da Gurgel começou nos anos 90, por conta da concorrência estrangeira que começou a ganhar força na época, com a isenção de imposto para carros até 1.0.
Por conta disso, a empresa passou a enfrentar dificuldades financeiras, já que as marcas de fora estavam chamando mais a atenção do motorista do que a nacional e por conta disso chegaram a acumular uma dívida de 280 milhões de reais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fim da sua história, ainda segundo o site, se deu em 1996, mas as burocracias seguiram, já que a montadora estava passando por diversas tentativas de venda do terreno da fábrica e de seus veículos que estavam abandonados.
Até que em 2007 a Gurgel foi leiloada, por quase 16 milhões de reais, mas toda essa quantia serviu apenas para a quitação das dívidas trabalhistas com seus funcionários, que chegou a quase R$20 milhões.
Onde ficava a sede da Gurgel?
A Gurgel, uma das grandes montadoras brasileiras, tinha sua sede em Rio Claro, cidade do interior de São Paulo.