Empresa de carros movidos a energia solar declara falência e demite 600 funcionários
As montadoras de carros estão sempre em busca de inovações tecnológicas para melhorar a performance de seus veículos e reduzir o impacto ambiental causado por eles. Dentre essas inovações, os carros movidos a energia solar têm ganhado destaque nos últimos anos, por serem uma alternativa limpa e renovável para a locomoção.
Embora a energia solar seja vista como uma opção promissora para carros, as empresas que a utilizam enfrentam desafios como o alto custo de produção, baixa demanda e tecnologia de armazenamento de energia limitada. Isso dificulta a concorrência com montadoras convencionais, limitando a expansão desse mercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma prova disso foi a triste notícia de que a empresa holandesa responsável pela produção do carro movido a energia solar, Lightyear, entrou com pedido de falência no tribunal holandês. O Lightyear 0, modelo inicial da marca, era vendido por US$ 250 mil (mais de R$ 1 milhão) e teve uma vida útil curta, sendo lançado em 2013.
Com a falência, cerca de 600 funcionários foram demitidos. Em comunicado em seu site, a Lightyear lamentou a situação e afirmou que trabalhará em colaboração com o curador e todas as partes envolvidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar da falência da empresa, há uma pitada de esperança para o futuro da Lightyear. A Atlas Technologies, que produz o modelo movido a energia solar, está buscando relançar o negócio e já está em negociação com parceiros para iniciar a produção do modelo Lightyear 2.
Este modelo, que foi apresentado na CES 2023 em Las Vegas, promete reduzir a dependência de redes elétricas ao aproveitar a energia do sol para alimentar parcialmente suas baterias. O CEO da empresa, Lex Hoefsloot, afirma que o Lightyear 2 requer menos carregamento plug-in do que os modelos convencionais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Anatel está ciente: O fim de serviço vital confirmado pela TIM que atinge 60M de clientes em 2025
● Descanse em paz, poupança: Substituto liberado pelo Banco Central traz novo nº1 para jorrar dinheiro em 2025
● Desconto de mais de 50%: Novo benefício da Uber melhor que o fim da tarifa dinâmica aniquila a 99 em SP
A produção do Lightyear 2 poderia trazer novas oportunidades de emprego para os trabalhadores demitidos pela Lightyear. A empresa busca soluções para manter a fabricação do carro movido a energia solar e reduzir a dependência de redes elétricas. Por conta disso, 20 funcionários ainda estão sendo mantidos na empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como funciona a energia solar?
A energia solar é gerada a partir da luz do sol capturada por células fotovoltaicas que transformam a luz em eletricidade. Essas células são feitas de materiais semicondutores, como o silício, que absorvem a energia da luz solar e a convertem em corrente elétrica. A eletricidade gerada é armazenada em baterias ou utilizada diretamente para alimentar equipamentos elétricos, como carros. A energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável, pois não emite poluentes e não depende de combustíveis fósseis para sua geração. Além disso, é uma fonte de energia abundante, pois o sol é uma fonte de energia inesgotável.