Uma rival da Honda acabou indo à falência, após não resistir a forte crise financeira e dar adeus depois de 40 anos
Uma montadora de motos gigante, que fez sucesso no Brasil e batia de frente com a Honda, acabou indo à falência em setembro de 1987. A decisão pegou a todos de surpresa, já que tinha mais de 40 anos de história no país.
Ao longo dos anos é comum que as empresas encarem fortes crises financeiras, mas que muitas vezes superam e seguem firmes e fortes. Porém, há situações que se tornam irreversíveis, e as marcas acabam sendo obrigadas a baixar suas portas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fundada em 1973 pelos empresários uruguaios AngelJakobo Falkas Guelman e Armando Hugo Secco, a Fábrica Brasileira de Motos (FBM) logo se tornou uma das grandes do país.
Sua sede era em Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul e começou a sua história com um pequeno galpão, na fabricação de off-road e ciclomotores em parceria com a Zanella. Porém, com a forte concorrência das marcas estrangeiras, como a Honda, optou por descontinuar alguns modelos.
Assim, buscou parcerias para a fabricação de motos de cilindrada mais alta, mas sem tanto sucesso. Até que em 1986 mudou seu nome para MZ Simson do Brasil e lançou a versão MZ 250 RSJ, onde fabricaram 11.840 unidades. Os modelos são disputados até os dias de hoje por colecionadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Crise e falência
De acordo com o portal ‘Motociclismo Online’, a instabilidade econômica da época no Brasil, junto com as dificuldades econômicas da MZ Simson, junto com a falta de acordo, fizeram a montadora falir no dia 30 de setembro de 1987.
A falência se deu apenas na subsidiária do Brasil, com a MZ Simson alemã seguia aberta, porém por conta de grandes problemas financeiros, acabou sendo comprada por uma montadora rival da Malásia, em 1996. Porém, não durou muito tempo e ainda segundo o site, fechou as suas portas em definitivo em 2009.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual a maior montadora de motos no Brasil?
A Honda é a montadora que mais domina o mercado de venda de motos no Brasil, principalmente com seus modelos como a CG 160.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE