CHOCANTE
Falência: O triste fim de montadora gigante que tentou derrubar a Hyundai, fracassou e deu adeus ao país
05/06/2023 às 10h40
Rival da Hyundai na Coreia do Sul e no mundo, a SsangYong teve um desfecho chocante após acumular inúmeras dívidas
Algumas das montadoras mais famosas do exterior tentaram bombar no Brasil. O problema é que certas marcas não tiveram nenhum êxito, como é o caso da SsangYong, que ao contrário de sua concorrente e conterrânea Hyundai, deixou o país com dívidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa fez várias tentativas para conseguir dar certo no Brasil. A montadora da Coreia do Sul tentou lançar seus veículos no país entre 1995 e 1998. Depois, entre 2001 a 2015, e por fim entre 2017 e 2019.
Durante sua última passagem por terras tupiniquins, a SsangYong lançou o SUV compacto Tivoli, seguindo um modelo que já se tornou muito popular por aqui, como o Honda HR-V, Hyundai Creta e Jeep Renegade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Existiu, porém, uma desconfiança dos clientes, que após realizarem compras dos automóveis, lidaram com o ‘abandono’ da montadora em outras duas ocasiões no país. Além de todos os problemas da falta de interesse do público, a empresa também acumulava várias dívidas.
PROBLEMAS FINANCEIROS
A marca tentou contornar seus problemas financeiros, mas teve negativas de credores. A falência foi decretada após a empresa ser comprada pela metalúrgica KG Group. Atualmente, a SsangYong passou a se chamar KG Mobility e a mudança ocorreu há pouco tempo, em janeiro de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A imprensa da Coreia do Sul adiantou em janeiro que para a SsangYong assumir a identidade de KG Mobility o novo nome ainda precisaria ser aprovado em assembleia geral de acionistas, que aconteceu em março.
O QUE SIGNIFICA SSANGYONG?
Nasceu Ha Dong-hwan Motor Corporation, da fusão das fabricantes Ha Dong-hwan Motor Workshop e Dongbang Motor Company, em 1963. Depois virou Dong-A Motor e em 1986, SsangYong.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 15 Bi na mesa e Tarcísio ciente: 3 novas linhas de metrô chegam no coração de SP pra salvar paulistas
● Tebet sem chão: Salário mínimo de R$ 1877 entra em vigor a milhares de CLTS
● Governo Federal destina R$ 30,7 BI e benefício terá AUMENTO de valor mais do que esperado em 2025
Autor(a):
Paulo Damião
Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]