Multinacional fechou as portas duas vezes
Com mais de 7 bilhões de dólares em dívida, montadora tradicional teve fim devastador ao ter a sua falência decretada. Acontece, que o espanto foi o fato da multinacional não ter encerrado as atividades apenas uma vez, mas sim duas vezes.
Famosa mundialmente, a Chrysler foi uma divisão da companhia americana e operou no Brasil entre 1967 e 1981. Junto com a Volkswagen, a fabricante produzindo diversos automóveis de sucesso no país.
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SAIBA MAIS! Falência e triste fim: Montadora tradicional de carros tem produção suspensa e ficará fechada para sempre
Segundo informações do portal G1, quando a Volkswagen comprou as ações da empresa, ela desligou por completo o controle dos estrangeiros. Até então, a intenção era eliminar a concorrência e monopolizar o mercado. De fato, deu certo por um tempo.
Mas, no início dos anos 80, a Chrysler do Brasil encerrou suas atividades e manteve apenas a produção de caminhões voltados para o uso rural por mais cerca de 5 anos. Ainda como a apontou a reportagem, a empresa gringa serviu de “trampolim” para a Volkswagen na época.
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Porém, em 1998, a Chrysler mais uma vez voltou ao Brasil a negócios. Foi estabelecido aqui ao mesmo tempo que grandes montadoras como Toyota, Honda e Renault. Na segunda fase, recebeu investimento de 315 milhões de dólares (ou R$ 1,5 bilhão na cotação atual) para produzir carros com capacidade para 40 mil veículos por ano.
Porém, a picape Dakota que foi escolhida como chamariz para os clientes, mas não agradou e acabou não vendendo nem 5 mil unidades ao ano.
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A crise financeira resultou na venda da empresa americana para o fundo de investimento Cerberus por US$ 7,4 bilhões. Em 30 de abril de 2009, a Casa Branca declarou que a montadora americana havia declarado falência.
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APÓS FALÊNCIA, A MONTADORA PODE VOLTAR?
Hoje, sob o comando da Stellantis, que é resultado da fusão da Fiat-Chyrsler Automobiles com o Grupo PSA, a empresa pode voltar ao mercado nacional. Segundo o portal Motor1 é um desejo da montadora em relançar as marcas, mas ainda não se sabe se todo o seu portfólio vai ser produzido.
Atualmente a Stellantis é dona da Abarth, Alfa Romeo, Fiat, Lancia, Maserati, Chrysler, Dodge, Jeep, Ram, Citroën, DS, Opel, Peugeot, e Vauxhall.