Fim definitivo: Falência de nº1 dos transportes é decretada no Brasil e deixa clientes sem chão até hoje (07)

07/04/2025 às 12h00

Por: Lennita Lee
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Empresa gigante dos transportes tem falência decretada e clientes perdem chão (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Lennita)

Falência atinge operadora de transporte gigante e tradicional, a qual chegou a operar com mais de 200 ônibus. Linhas e funcionários foram redistribuídos após o colapso.

E uma das maiores empresas de ônibus do Brasil, considerada a nº 1 da sua área de atuação, acabou tendo a sua falência decretada, deixando milhares de clientes abalados.

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Trata-se da Viação Tabuazeiro, responsável por parte do transporte coletivo na capital, Vitória, e Região Metropolitana.

O juiz Marcos Pereira Sanches, da Vara de Falências do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, decretou a falência da empresa no dia 18 de outubro de 2024.

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O magistrado afirmou que não existe mais atividade econômica a ser recuperada e, por isso, encerrou definitivamente o processo de recuperação judicial iniciado pelos acionistas.

Viação Tabuazeiro (Foto Reprodução/Ônibus Brasil/Sergio Corrêa)

Essa sentença marcou o fim de duas das mais tradicionais operadoras do transporte urbano capixaba, após anos de dificuldades financeiras, perdas operacionais e denúncias de descumprimento contratual junto ao Governo do Estado.

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Sendo assim, a partir de informações obtidas pelo portal Diário do Transporte, a equipe especializada em economia do TV Foco traz abaixo toda a linha do tempo da ruína e o desfecho do que sobrou da gigante.

Da fundação à falência:

  • 1972 – Fundação da Viação Tabuazeiro: Criada pelas famílias Pícoli e Meneghel, a Viação Tabuazeiro começou com uma linha entre o bairro de Tabuazeiro e o Centro de Vitória.
  • 1980 – Expansão da estrutura: Posteriormente, a empresa adquiriu uma garagem próxima ao Aeroporto de Vitória, ampliou sua frota e consolidou seus serviços na capital.
  • 2001 a 2004 – Padrão de qualidade: Além disso, a idade média da frota girava em torno de 3,5 anos, com foco em carrocerias Marcopolo Torino e chassis Mercedes-Benz OF-1417 e OF-1418/6.
  • 2009 – Aquisição de linha da concorrência: A Tabuazeiro ampliou sua operação em mais de 10% ao incorporar a linha 124 (Estrelinha x Jardim da Penha), antes operada pela Viação Grande Vitória.

Mudanças:

  • 2015 – Compra da Metropolitana: A família Pícoli assumiu o controle acionário da Metropolitana Transportes, criada por Simone Chieppe após a cisão do Grupo Unimar. Foi a porta de entrada do grupo no sistema Transcol, gerido pela Ceturb-ES.
  • 2018-2019 – Crise se agrava: Mas, infelizmente, a Metropolitana entrou em colapso financeiro. Houve atrasos no pagamento de salários e obrigações trabalhistas.

Diversas linhas e veículos foram repassados à Viação Grande Vitória para quitar dívidas e aliviar o caixa.

2020 – Impacto da pandemia e reestruturação: Para piorar, a Tabuazeiro sofreu fortemente com a queda de receita durante a pandemia. Sem renovar a frota há mais de oito anos e com frequentes atrasos salariais, viu seus trabalhadores promoverem paralisações e piquetes nas garagens.

  • A empresa desativou a garagem de Planalto Carapina.
  • As duas empresas passaram a operar juntas na garagem da Metropolitana em Vila Velha.
  • 2021 – Redução drástica da frota e perda de contratos: Com menos de 80 ônibus em circulação – número muito inferior aos cerca de 210 veículos de 2018 – as empresas perderam espaço. A Tabuazeiro deixou de operar linhas municipais, que passaram à gestão da Ceturb-ES.
  • 2022 – Fim das operações da Metropolitana: Foi quando a Ceturb descredenciou a Metropolitana do sistema Transcol. Sem receitas e sem linhas, a empresa encerrou as atividades.
Postagem sobre o fim da Metropolitana no sistema Transcol (Foto Reprodução/Instagram)
Postagem sobre o fim da Metropolitana no sistema Transcol (Foto Reprodução/Instagram)

Assim, as rotas foram redistribuídas para:

  • Viação Praia Sol
  • Viação Nova
  • Viação Grande Vitória
  • Expresso Santa Paula

Os acionistas da empresa entraram, então, com um pedido de recuperação judicial na vara de falências de Vitória.

Mas como não havia possibilidade de obter recuperação, a falência de ambas foi decretada no dia 18 de outubro de 2024.

Situação da Viação Tabuazeiro consta como falida (Foto Reprodução/Portal da Transparência)

Declarações dos envolvidos:

Conforme mencionamos acima, o juiz Marcos Pereira Sanches declarou em seu despacho:

“Não resta mais atividade econômica a ser recuperada. As empresas não demonstraram viabilidade de reversão da crise”

Não foram encontradas as declarações dos acionistas e responsáveis pela Tabuazeiro e Metropolitana, no entanto o espaço segue em aberto.

No entanto, no Google, existem comentários de ex funcionários e clientes, entre eles um em específico exigindo seus direitos, conforme podem ver abaixo:

Pedido de um ex funcionário da Tabuazeiro, a qual segue como ativa no maps, mesmo depois da falência e fim de atividades (Foto Reprodução/Google)

Qual é a maior empresa de ônibus no Espirito Santo em 2025?

Atualmente, a Vix Logística é considerada a maior empresa de transporte e logística do Espírito Santo, De acordo com o Anuário 200 Maiores do Espírito Santo do IEL-ES

Por fim, para saber mais informações sobre outros serviços e muito mais, clique aqui*.

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Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

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