Fim definitivo: Falência de nº1 dos transportes é decretada no Brasil e deixa clientes sem chão até hoje (07)
Lennita Lee
Empresa gigante dos transportes tem falência decretada e clientes perdem chão (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Lennita)
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Falência atinge operadora de transporte gigante e tradicional, a qual chegou a operar com mais de 200 ônibus. Linhas e funcionários foram redistribuídos após o colapso.
E uma das maiores empresas de ônibus do Brasil, considerada a nº 1 da sua área de atuação, acabou tendo a sua falência decretada, deixando milhares de clientes abalados.
Trata-se da Viação Tabuazeiro, responsável por parte do transporte coletivo na capital, Vitória, e Região Metropolitana.
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O juiz Marcos Pereira Sanches, da Vara de Falências do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, decretou a falência da empresa no dia 18 de outubro de 2024.
O magistrado afirmou que não existe mais atividade econômica a ser recuperada e, por isso, encerrou definitivamente o processo de recuperação judicial iniciado pelos acionistas.
Essa sentença marcou o fim de duas das mais tradicionais operadoras do transporte urbano capixaba, após anos de dificuldades financeiras, perdas operacionais e denúncias de descumprimento contratual junto ao Governo do Estado.
Sendo assim, a partir de informações obtidas pelo portal Diário do Transporte, a equipe especializada em economia do TV Foco traz abaixo toda a linha do tempo da ruína e o desfecho do que sobrou da gigante.
Da fundação à falência:
1972 – Fundação da Viação Tabuazeiro: Criada pelas famílias Pícoli e Meneghel, a Viação Tabuazeiro começou com uma linha entre o bairro de Tabuazeiro e o Centro de Vitória.
1980 – Expansão da estrutura: Posteriormente, a empresa adquiriu uma garagem próxima ao Aeroporto de Vitória, ampliou sua frota e consolidou seus serviços na capital.
2001 a 2004 – Padrão de qualidade: Além disso, a idade média da frota girava em torno de 3,5 anos, com foco em carrocerias Marcopolo Torino e chassis Mercedes-Benz OF-1417 e OF-1418/6.
2009 – Aquisição de linha da concorrência: A Tabuazeiro ampliou sua operação em mais de 10% ao incorporar a linha 124 (Estrelinha x Jardim da Penha), antes operada pela Viação Grande Vitória.
Mudanças:
2015 – Compra da Metropolitana: A família Pícoli assumiu o controle acionário da Metropolitana Transportes, criada por Simone Chieppe após a cisão do Grupo Unimar. Foi a porta de entrada do grupo no sistema Transcol, gerido pela Ceturb-ES.
2018-2019 – Crise se agrava: Mas, infelizmente, a Metropolitana entrou em colapso financeiro. Houve atrasos no pagamento de salários e obrigações trabalhistas.
Diversas linhas e veículos foram repassados à Viação Grande Vitória para quitar dívidas e aliviar o caixa.
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2020 – Impacto da pandemia e reestruturação: Para piorar, a Tabuazeiro sofreu fortemente com a queda de receita durante a pandemia. Sem renovar a frota há mais de oito anos e com frequentes atrasos salariais, viu seus trabalhadores promoverem paralisações e piquetes nas garagens.
A empresa desativou a garagem de Planalto Carapina.
As duas empresas passaram a operar juntas na garagem da Metropolitana em Vila Velha.
2021 – Redução drástica da frota e perda de contratos: Com menos de 80 ônibus em circulação – número muito inferior aos cerca de 210 veículos de 2018 – as empresas perderam espaço. A Tabuazeiro deixou de operar linhas municipais, que passaram à gestão da Ceturb-ES.
2022 – Fim das operações da Metropolitana: Foi quando a Ceturb descredenciou a Metropolitana do sistema Transcol. Sem receitas e sem linhas, a empresa encerrou as atividades.
Postagem sobre o fim da Metropolitana no sistema Transcol (Foto Reprodução/Instagram)
Assim, as rotas foram redistribuídas para:
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Viação Praia Sol
Viação Nova
Viação Grande Vitória
Expresso Santa Paula
Os acionistas da empresa entraram, então, com um pedido de recuperação judicial na vara de falências de Vitória.
Mas como não havia possibilidade de obter recuperação, a falência de ambas foi decretada no dia 18 de outubro de 2024.
Situação da Viação Tabuazeiro consta como falida (Foto Reprodução/Portal da Transparência)
Declarações dos envolvidos:
Conforme mencionamos acima, o juiz Marcos Pereira Sanches declarou em seu despacho:
“Não resta mais atividade econômica a ser recuperada. As empresas não demonstraram viabilidade de reversão da crise”
Não foram encontradas as declarações dos acionistas e responsáveis pela Tabuazeiro e Metropolitana, no entanto o espaço segue em aberto.
No entanto, no Google, existem comentários de ex funcionários e clientes, entre eles um em específico exigindo seus direitos, conforme podem ver abaixo:
Pedido de um ex funcionário da Tabuazeiro, a qual segue como ativa no maps, mesmo depois da falência e fim de atividades (Foto Reprodução/Google)
Qual é a maior empresa de ônibus no Espirito Santo em 2025?
Atualmente, a Vix Logística é considerada a maior empresa de transporte e logística do Espírito Santo, De acordo com o Anuário 200 Maiores do Espírito Santo do IEL-ES.
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Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.
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