TENSO

Rombo bilionário, estúdios vazios e falência: O adeus arrasador de emissora de TV no Brasil após décadas

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

FALÊNCIA - Montagem: TVFOCO

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tente não se impactar ao saber sobre o fim de emissora amada após mais de 20 anos no Brasil

Não é preciso ser um especialista no assunto para saber que abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Isso porque uma série de negócios pode levar ao fim de um grande empreendimento. Nessa matéria, por exemplo, falaremos a respeito do encerramento de uma emissora tradicional de televisão após 28 anos.

Para quem não sabe, estamos falando da Shoptime, primeiro emissora paga de vendas do Brasil e que encerrou as atividades em 2023, segundo o TV Pop. O canal fazia parte das Lojas Americanas, que vive uma fase dramática após um rombo de R$ 45 bilhões exposto no início de 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sobre sua história, a TV Shoptime foi concebida como parte de um plano de expansão da Multicanal, operadora de televisão a cabo. O objetivo principal era iniciar uma operação própria de DTH no Brasil (televisão via satélite). Para isso, a operadora investiu para montar um projeto de programação.

Dessa forma, durante anos a emissora fez parte da vida dos brasileiros e assim, tornando-se sem dúvidas uma das mais queridas do país. Contudo, um comunicado de encerramento foi feito pela empresa, pegando todos de surpresa.

“A TV Shoptime vai mudar. A partir de 1/6 ela será digital e você poderá assistir de qualquer lugar pelo nosso canal”, comunicou o perfil da varejista. Vale lembrar que a notícia caiu como uma bomba na mídia e pegou todo mundo completamente de surpresa, pois ninguém esperava.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estúdio da Shoptime (Reprodução/Internet)

Sendo assim, os conteúdos produzidos pelo canal, que foi lançado no dia 06 de novembro de 1995 em um plano de expansão da operadora Multicanal, que logo em seguida passou a se chamar NET (atualmente Claro), ficarão restritos apenas aos canais digitais da Americanas.

Nas redes sociais, o público lamentou a saída da TV por assinatura. Cabe ressaltar, ainda segundo o TV Pop, que a decisão do Shoptime em deixar as transmissões de operadoras como Sky e Claro e via satélite está ligada ao processo de recuperação judicial pela qual passa sua proprietária.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Shoptime, emissora rival da Globo e SBT, saiu do ar – Foto: Reprodução/Internet

Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?

Segundo informações do portal Vem Pra Dome, ambos os institutos têm como objetivo a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa. Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas.

A ideia por trás da recuperação judicial é manter o negócio ativo, gerando empregos e possibilitando que a empresa consiga pagar as suas dívidas. Na falência, ocorre o encerramento do negócio, que é considerado irrecuperável.

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile