PARTIRAM
Venda a rival, fim de produções e falência: O adeus de 3 montadoras de carro no Brasil após anos
16/03/2024 às 21h15
Grandes montadoras de carro encerraram suas produções após anos no Brasil
Nessa matéria vamos relembrar 3 grandes montadoras que deram adeus ao Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vendidas à rivais e encerrando suas produções, essas montadoras deixaram um legado para o setor após seus anos de atuação.
A primeira montadora é a Furglaine que teve início em 1980 em parceria com a Ford e a concessionária Sonnervig, desenvolveu o Furglaine, um utilitário fechado com base no modelo Ford Econoline dos EUA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Utilizava chassis e mecânica das picapes F-100 e F-1000, com carroceria em monobloco de aço revestido em plástico e fibra de vidro. Teve várias versões, incluindo ambulância, escolar e de passageiros. Em 1987, passou por uma reestilização para competir com modelos mais modernos, mas com o Plano Collor em 1990, a empresa enfrentou dificuldades e foi adquirida por um empresário alagoano. A concorrência de marcas estrangeiras levou ao encerramento da produção em 1994.
A segunda montadora é a Envemo que surgiu em 1966 em São Paulo, inicialmente como uma prestadora de serviços técnicos para a indústria automobilística. No entanto, em 1979, a empresa passou a atuar como montadora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Seu fundador, Luís Fernando Gonçalves, inspirado por seu Porsche 356 de 1964, decidiu criar uma versão brasileira do veículo, resultando no Envemo Super 90 Coupe, construído sobre o chassi do Volkswagen Brasília. Este modelo alcançou sucesso, sendo exportado para os Estados Unidos e Europa. A Envemo também desenvolveu o Envemo Camper, baseado no Jeep Cherokee Sport, utilizando mecânica da General Motors.
A empresa também se destacou na personalização de veículos durante os anos 80, mas enfrentou dificuldades com a abertura das importações em 1990, levando ao fechamento em 1995. Apesar disso, sua réplica do Porsche 356 foi continuada pela Chamonix, que eventualmente encerrou suas atividades devido à crise de 2008 que a levou à falência.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Paulistas aos prantos: 3 shoppings de SP têm portas lacradas e extinção devastadora
● Fim das férias e FGTS: Lei trabalhista traz 14 atitudes para demissão por justa causa e perda de 2 benefícios
● Suspensão imediata da CNH e multa de quase R$ 3 mil: Lei de trânsito em vigor chega com 5 alertas em 2024
Por fim a terceira montadora é a Chrysler que viu no Brasil uma oportunidade de expansão de seus negócios e adquiriu a Simca do Brasil, enfrentando desafios de qualidade e crises internas.
Em 1980, a Volkswagen, sua rival, comprou todas as ações da Chrysler do Brasil, encerrando suas atividades em 1981, exceto pela produção de caminhões rurais até 1984.
Desde então, a Chrysler, sob o controle do Grupo Fiat (agora Stellantis), expressou interesse em retornar ao Brasil, embora planos específicos e modelos ainda não tenham sido divulgados. Rumores sugeriam que o Dodge Dart poderia ser fabricado pela Fiat no Brasil, renomeado como Fiat Tempra
QUAL CARRO DA CHEVROLET TEVE RETORNO TRIUNFAL?
Sem sombra de dívidas, quando o assunto são carros, uma das montadoras mais famosas e conceituadas do mercado automobilístico é a Chevrolet. E dessa vez, falaremos a respeito da ressurreição de um grande modelo aclamado da montadora, que tem retorno cravado para derrubar de vez o Ônix em país.
Caso você ainda não saiba, estamos falando sobre o Chevrolet Monza, que teve seu retorno cravado, e já é o favorito dos consumidor na China. Para saber mais, leia a matéria completa aqui!
Autor(a):
Felipe Henrique
Eu sou o Felipe Henrique, Tec. de Enfermagem por formação e Redator Web por paixão. Adoro cobrir o mundo das celebridades e estou sempre antenado com os últimos acontecimentos, já passei por diversos sites do segmento. Gosto de comentar a vida dos famosos e escrevo aos finais de semana sobre os mais diversos assuntos. Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: