Confira nesta matéria tudo sobre o adeus de uma marca gigantesca de roupa no Brasil, após sucumbir a crise e ser obrigada a decretar seu fim e encerrar suas atividades
Na tarde desta terça-feira (30), iremos falar sobre o encerramento de atividades de uma empresa gigantesca no Brasil. Infelizmente, apesar de ser a proprietária de uma marca de roupas muito famosa e amada pelos brasileiros, o empreendimento acabou sucumbindo a crise e foi obrigado a decretar o seu fim. A seguir, confira mais detalhes sobre essa triste notícia.
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Para quem não sabe, estamos falando sobre a rede gigantesca American Apparel. Após cinco anos no mercado brasileiro, a varejista teve que encerrar suas atividades, devido a uma forte crise financeira. Vale destacar que, não foi somente no Brasil que a situação ficou feia para a empresa, se estendendo por toda a marca no exterior.
Bom, em 2015, segundo as informações divulgadas pelo portal ‘Glamour’, da Globo, a American Apparel entrou com pedido de proteção de falência nos Estados Unidos, com mais de 200 milhões de dólares em dívidas. Isso porque as vendas caíram drasticamente e a marca não sabia o que era lucrar dinheiro desde 2009.
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Por aqui, chegando a fazer liquidação com 75% de desconto em seus produtos, para conseguir vender todo o estoque com a intenção de abater algumas dívidas e também para conferir celeridade ao processo de saída do Brasil. Até mesmo o site da American Apparel saiu do ar, e quem entrou no portal na época, era redirecionado para um site norte-americano.
Vale lembrar que a empresa de roupas ainda sofreu uma grande polêmica nos bastidores. Isso porque o fundador, Dov Charney, acabou sendo desligado do negócio em dezembro de 2014, por conta de má conduta e processo dos funcionários por assédio sexual. Em meio a dívida, o escândalo nos bastidores e o processo de falência, a marca acabou fechando as portas de todas as suas lojas físicas.
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A American Apparel encerrou suas atividades no Brasil, acumulando perdas de 76 milhões de reais apenas no segundo trimestre do ano e acumulando mais de 300 milhões de dólares em dívidas. Atualmente, a marca segue operante, no entanto, apenas de maneira online e concentrada somente nos Estados Unidos.
Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?
Ambos os institutos têm como objetivo a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento. No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa. Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas.
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