A triste despedida de montadora engolida por concorrência no Brasil
Manter uma grande empresa no Brasil é um desafio árduo, e o setor automobilístico não é exceção. Um exemplo disso é a triste história de uma renomada montadora de veículos que enfrentou um destino desafiador, encerrando suas operações.
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Fundada em 2001 pelo empresário Nivaldo Rubens Trama, a empresa almejava preencher uma lacuna no mercado, produzindo veículos utilitários robustos para atividades rurais.
A Matra Veículos ganhou destaque como a primeira montadora do interior do Paraná, com uma fábrica de 5 mil metros quadrados e capacidade para produzir 130 veículos por mês.
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A visão do fundador era criar um veículo utilitário simples, mas resistente, para atender às necessidades no campo e preencher uma lacuna deixada pela descontinuação das picapes F-75 da Willys/Ford (em 1983) e Toyota Bandeirante (em novembro de 2001).
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A empresa até desenvolveu sua própria pickup. No entanto, essa iniciativa não obteve sucesso. Acontece que o modelo enfrentou uma forte concorrência em seu segmento, resultando na venda de apenas 116 unidades em três anos.
Apesar dos esforços incansáveis e de se tornar a primeira montadora do interior do Paraná, a empresa sucumbiu à concorrência feroz do mercado automobilístico brasileiro. Segundo o Wikipédia, em agosto de 2005, a produção foi suspensa definitivamente.
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Qual foi a primeira montadora de veículos do Brasil?
A primeira montadora de veículos do Brasil foi a “Fábrica Nacional de Motores” (FNM). Ela foi fundada em 1942 e tinha sua sede em Xerém, no estado do Rio de Janeiro.
A FNM produzia caminhões, ônibus e veículos militares, sendo uma das pioneiras na fabricação de veículos automotores no país. Posteriormente, a empresa também produziu automóveis de passeio, como o famoso FNM JK, que foi o primeiro carro de passeio fabricado em larga escala no Brasil.
A FNM teve um papel importante na história da indústria automobilística brasileira, embora tenha encerrado suas atividades na década de 1980.