FIM
R$280 milhões em dívidas e falência: O adeus decadente de rival da Volkswagen que sucumbiu para sempre
14/01/2024 às 18h27
Você provavelmente não sabia: Confira os bastidores da falência de rival da Volks que sucumbiu a crise
Nos bastidores do acirrado mercado automotivo brasileiro, repleto de histórias muitas vezes desconhecidas por parte público, destaca-se despedidas que assolaram a população, como a falência de uma rival da Volkswagen.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A história automotiva do Brasil é rica em peculiaridades, e as tramas das montadoras menores muitas vezes passam despercebidas.
Nesse cenário, o destino da Gurgel Motors S.A. se revelou desafiador, culminando em uma dívida monumental de R$280 milhões e, infelizmente, a declaração de falência, o informou o Wikipédia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fundada em 1969 por João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, a empresa buscava destacar-se com veículos compactos e práticos, desafiando as convenções do mercado automobilístico.
O Gurgel BR-800, lançado em 1988, foi um dos modelos mais notáveis da montadora, sendo um dos primeiros carros brasileiros com carroceria de plástico reforçado com fibra de vidro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trilhando um caminho próspero e que vislumbrava um futuro promissor e cheio de inovações, a Gurgel enfrentou dificuldades financeiras ao longo dos anos.
O mercado competitivo, as oscilações econômicas e outros desafios do setor automotivo contribuíram para a trajetória tumultuada da Gurgel.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Substituta de Tralli para Jornal Hoje e crava FIM de banco tão grande quanto Santander
● Falência devastadora: Shopping popular de SP é aniquilando pelo Bourbon após 22 anos
● Falência e bens leiloados: Gigante dos chocolates, tão icônica quanto a Pan, tem fim decadente
A empresa encerrou suas atividades na fabricação de veículos em 1994, deixando para trás uma dívida considerável e consumidores desolados com sua falência.
Hoje, o nome Gurgel permanece como parte da história do automóvel no Brasil, lembrando-nos de uma época em que pequenas montadoras desafiavam os gigantes da indústria.
Relação estremecida com a Volks
A relação entre a Gurgel e a Volks entrou em um impasse quando a montadora brasileira, que usava o motor do “rival” em inúmeros modelos, fabricava um veículo chamado X12, informou o Wikipédia.
Acontece que a situação complicou quando a Volkswagen lançou um modelo parecido, o 181. Esse Volkswagen foi um sucesso, e as pessoas preferiram ele ao X12 da Gurgel.
A competição acirrada e a perda de clientes fizeram a Gurgel repensar suas escolhas. Em vez de continuar com o X12, eles decidiram focar em carros mais simples e populares, como o BR-800 e o Supermini.
O Brasil teve outras montadoras nacionais?
No cenário competitivo da indústria automotiva brasileira, diversas montadoras nacionais marcaram presença ao longo das décadas, contribuindo para a diversidade e a rica história do setor.
A Willys-Overland do Brasil, pioneira no início do século XX, trouxe ao país o icônico jipe Willys. A Vemag, em parceria com a DKW, produziu modelos marcantes, enquanto a Puma destacou-se com carros esportivos, como o GT e o GTE.
A Engesa deixou sua marca com veículos militares, enquanto a Santa Matilde trouxe luxo ao mercado. Essas montadoras, além da Gurgel, mostram como o mercado automotivo brasileiro abrangia os mais diversos gostos e demandas.
Autor(a):
Ionara Santna
Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: [email protected]