VERDADEIRO TERROR!

Pedido de falência: O desfecho sobe o fim de loja de roupas gigantesca e tradicional após 200 anos

01/08/2024 às 19h40

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Falência de loja de roupas e retorno triunfal (Foto: Reprodução/ Internet)

Uma das lojas de roupa mais famosas e tradicionais dos Estados Unidos precisou fazer um pedido de proteção contra quebra para controlar grande crise que passava

Gerir um negócio, sem sombra de dúvidas, não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Isso porque diversas situações podem levar um grande empreendimento ao fim. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre uma das mais tradicionais lojas de roupa, com mais de 200 anos de atividade que precisou pedir proteção contra a falência após grande crise.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com as informações divulgadas pelo ‘Correio de Minas’, no dia 9 de agosto de 2023, a Brooks Brothers, uma das lojas de roupa mais famosas dos Estados Unidos, precisou entrar com um pedido de proteção contra falência. Ele é o mesmo que o pedido de recuperação judicial feita no Brasil. Sendo uma medida preventiva para evitar que a empresa feche as portas de fato.

A empresa destacou que o motivo para o pedido de proteção contra falência, foi o fato das vendas terem despencado desde a pandemia de Covid-19. A iniciativa da empresa pegou todo o mercado de surpresa. Segundo o ‘The Wall Street Journal’, a Brooks Brothers ainda expôs que a medida foi a forma encontrada para conseguir cumprir com as obrigações necessárias e conseguir um comprador para evitar seu fechamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Brooks Brothers pediu falência, mas conseguiu se reerguer (Foto: Reprodução/TripAdvisor)
Brooks Brothers pediu falência, mas conseguiu se reerguer (Foto: Reprodução/TripAdvisor)

Na ocasião, muitos grandes investidores se mostraram interessados no negócio. A Authentic Brands Group, associada ao Simon Property Group e a Brookfield Property Partners, foi uma das interessadas, assim como a Marquee Brands e Sequential Brands. Em 2024 processo judicial segue em andamento e loja segue funcionando, até segunda ordem. Ela mostra que está se reerguendo aos poucos.

Veja o que disse a empresa:

“Por mais de 200 anos, a Brooks Brothers permaneceu resiliente em um cenário de moda em constante evolução, ciclos econômicos flutuantes, várias posses e até guerras mundiais. Hoje é apenas o começo do nosso próximo capítulo. Anunciamos um processo de venda para encontrar um novo proprietário que acredite em nossa missão e em nossos valores e que compartilhe nossa ambição”, disse o comunicado oficial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Para facilitar uma venda bem-sucedida do negócio, também estamos solicitando a proteção do capítulo 11 para gerenciar o que tem sido um período difícil e incrivelmente desafiador a todos os setores, especialmente o varejo”, explicou.

A Brooks Brothers

Fundada em 1818, a Brooks Brothers se define como a varejista de roupas mais antiga da América. Em 1833, Henry Sands Brooks convocou os filhos para ajudarem com seus negócios em expansão. O mais velho, Henry Jr., assumiu o comando após a morte do pai naquele ano. Ele permaneceu à frente até 1850, quando os irmãos Daniel, John, Elisha e Edward assumiram a liderança e criaram o nome atual.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?

Segundo informações do portal Vem Pra Dome, ambos os institutos têm como objetivo a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento. No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa.

Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas. A ideia por trás da recuperação judicial é manter o negócio ativo, gerando empregos e possibilitando que a empresa consiga pagar as suas dívidas. Na falência, ocorre o encerramento do negócio, que é considerado irrecuperável.

brooks brothers
proteção de falência

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.