Time de futebol famoso deu adeus aos campeonatos em meio à divida de R$ 360 milhões
Manter um clube de futebol em atividade não é tarefa fácil, isso porque assim como uma empresa – é preciso muita gestão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nas últimas décadas muitos times de futebol não resistiram às mudanças e acabaram falindo – sendo que um em especial, não chegou ao fim mas acumulou uma dívida de R$ 360 milhões, foi excluído da terceira divisão e seu desfecho foi confirmado pela Globo.
No desfecho de dezembro de 2022, o clube de futebol italiano Catania viu-se compelido a declarar falência, devido a uma dívida considerável de 56 milhões de euros, o equivalente a aproximadamente 360 milhões de reais. Esse acontecimento trouxe à tona um fenômeno recorrente na Itália: a crise financeira que atinge os clubes de futebol.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em entrevista ao ‘Globo Esporte’, jornal da Globo que cobre o mundo do futebol, Cesar Grafietti falou o que teria motivado o fim do Catania e outras seleções no país: “A Itália tem regras, uma espécie de fair play financeiro, que são muito rígidas em relação a pagamento de dívidas. Os clubes não podem conviver com atrasos salariais e pendências fiscais”, explicou.
É importante recordar que, há um longo período, as equipes de futebol na Itália operam sob a estrutura de clubes-empresas. Grupos ou indivíduos específicos detêm o controle, e a estabilidade financeira dos times está intrinsecamente ligada aos recursos financeiros daqueles que estão à frente da gestão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL TIME TRADICIONAL TEVE FALÊNCIA DECRETADA?
Abrir uma empresa não é um negócio dos mais fáceis, isso porque uma série de questões podem levar ao fim de um empreendimento. Dessa vez, por exemplo, falaremos a respeito de um time de futebol que chegou ao fundo do poço. Diante de tamanha crise, o clube surpreendeu ao declarar falência.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, estamos falando sobre Dnipro. Era um clube que brilhou na Ucrânia e chegou à final da Liga Europa em 2015, quando eliminou Napoli e Ajax. De acordo com informações do portal Torcedores, o time perdeu a final para o Sevilla, mas ficou marcado como um azarão de sucesso. Para saber todos os detalhes, leia a matéria completa clicando aqui!