Relembre o dia em que loja gigante fechou as portas e encerrou as atividades
Na tarde desta quarta-feira (28), o TV Foco reuniu algumas informações e curiosidades sobre o dia em que uma das empresas mais longevas do Rio de Janeiro fechou as portas e chegou ao fim em 2017.
No caso, estamos falando na Casa Cruz, que encerrou suas atividades há 6 anos atrás, após 124 anos de existência, segundo informações do ‘G1’. Para quem não sabe, a empresa foi a principal papelaria do estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O estabelecimento foi fundado em 6 de dezembro de 1893, apenas 5 anos após a abolição da escravatura, por José Rodrigues da Cruz após um desentendimento com seu pai, o comerciante português Manoel Rodrigues da Cruz, que conduzia uma loja de artigos marítimos.
Durante os anos, várias lojas foram abertas, porém, já nos últimos momentos, a rede contava apenas com 7 lojas, sendo elas em: Campo Grande, Centro, Copacabana, Madureira, Nova Iguaçu, Niterói e Tijuca.
DETALHES DO FIM DA EMPRESA
Ainda segundo o mesmo site, a empresa passou por uma crise financeira que atingiu a loja em cheio, o que fez com que ela atrasasse os salários e fizesse uma demissão em massa.
Inclusive, na época aconteceram algumas manifestações no Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro, afinal, 119 funcionários foram demitidos e não receberam as indenizações que eram obrigatórias.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E não para por aí, na época, vários consumidores estavam reclamando da queda na qualidade do atendimento dos funcionários e até da falta de itens básicos no estoque, enquanto nos sites, a Casa Cruz falava sobre os planos de abrir novas lojas nos próximos anos.
CERCA DE QUANTAS LOJAS FORAM FECHADAS?
Diante de uma pesquisa do Clube de Diretores Lojistas do Rio, feita em julho de 2017 e divulgada pelo ‘G1’, mostra que quase mil lojas de rua foram fechadas no Rio de Janeiro, somente no mês de junho daquele ano. E a principal causa foi o aumento da violência e a crise econômica no estado.