O triste dia que empresa gigante acabou chegando ao fim
Diante de tantas grandes empresas que temos no Brasil na atualidade, o fechamento de uma gigante foi motivo de choque com sua falência confirmada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em meio a demissões em massa e fechamento, dessa forma, nesta sexta-feira (26), vocês irão conferir tudo sobre o triste dia que empresa gigante acabou chegando ao fim.
Bom, o público se lembra bem da Mabe, a empresa mexicana de eletrodomésticos que dominava o mercado até pouco tempo. Vindo do México, o grupo era detentor da Dako e da Continental no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, a marca exportava eletrodomésticos para cerca de 70 países, o que rendia bilhões de reais. Em sua Era de ouro por aqui, a empresa chegou a contar com mais de 4 mil colaboradores.
O fato é que em 2013, a Mabe precisou entrar com um pedido de recuperação judicial, diante de graves problemas de liquidez. E a situação ficou insustentável. As informações são do portal g1.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apenas 3 anos depois, em fevereiro de 2016, a empresa anunciou falência no México, onde mantinha sua sede principal, precisando pedir ajuda à filial no Brasil, que também não estava bem de funcionamento no mercado. No ano seguinte, diante dessa forte crise, a Electrolux decidiu comprar Continental, que era da Mabe, assumindo o comando da marca. O montante foi negociado por R$ 70 milhões na época, sendo comercializado com o novo selo.
Sendo assim, a empresa acabou tendo o seu fim confirmado, para a tristeza de centenas dos seus clientes.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 1,7BI e falência: Banco Central confirma ADEUS de 2 bancos tão populares quanto Santander e Caixa
● Dívida milionária e demissão em massa: 3 supermercados tão populares quanto Carrefour têm falência devastadora
● Falência decretada, funcionários na rua e calote: Rival da Brastemp tem fim decadente no Brasil
Na época, a Mabe se posicionou sobre o pedido de recuperação judicial por meio de nota. Veja abaixo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A Mabe Brasil informa que entrou com pedido de recuperação judicial no último dia 3 de maio. A medida foi tomada devido a problemas de liquidez. A intenção da empresa é reestruturar sua operação, tornar-se viável no Brasil e cumprir os compromissos adquiridos com consumidores, clientes, fornecedores, empregados e autoridades“, disse.
Quantas empresas faliram no Brasil em 2023?
Segundo o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, cerca de 6,6 milhões de empresas brasileiras fecharam 2023 com as contas no vermelho.
A cada minuto, quatro empresas fecharam no Brasil em 2023, segundo o Mapa de Empresas, do governo federal. Foram 2.153.840 de negócios extintos, o que representa um aumento 25,7% em relação a 2022, quando 1.712.993 companhias fecharam.