ADEUS
Falência decretada e fim decadente: O fechamento de rival da Renner e 4 motivos para o adeus ao Brasil
04/12/2023 às 20h31
A falência decretada e o encerramento de um concorrente da Renner marcaram o fim de uma loja no mercado brasileiro
O cenário varejista brasileiro ficou em choque com o acontecimento marcante da falência decretada e o fim decadente de um concorrente da Renner, que fazia muito sucesso no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
FECHAMENTO
A Forever 21, após uma expansão global bem-sucedida, passou por tempos difíceis, declarando falência nos Estados Unidos e anunciando o fechamento de até 178 lojas no país, além de um número semelhante em outros mercados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com uma presença global de mais de 50 países, a rede de varejo de moda enfrentou uma situação decadente, com analistas apontando quatro razões cruciais para seu declínio, segundo o G1.
Em primeiro lugar, a ascensão das compras online tem impactado varejistas tradicionais, e a Forever 21, com apenas 16% de suas vendas geradas digitalmente, ficou para trás diante de concorrentes online como Asos e Amazon.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Calote de 300 bilhões: O anúncio de Renata Vasconcellos ao parar JN com falência de gigante como o Itaú
● Falência decretada e adeus eterno: 2 gigantes do varejo se despedem do Shopping Iguatemi e paulistas choram
● 1B pelos ares e mil funcionários na rua: Montadora n°1 de pais entra em falência pós colapso: “Fato triste”
A mudança no comportamento de compra, com mais jovens optando por catálogos online, também contribuiu para o declínio da marca.
Além disso, a estratégia de ocupar grandes espaços em shopping centers nos EUA foi arriscada. A empresa se expandiu além de roupas e acessórios de moda para categorias de mercadorias onde tinha pouca experiência, como eletrônicos, e suas lojas grandes foram expandidas além de sua capacidade gerencial.
A rejeição à “moda rápida” também afetou a Forever 21, pois consumidores, especialmente os jovens, ficaram mais conscientes das questões de sustentabilidade e condições de trabalho. A marca não respondeu sobre essas preocupações, e acabou perdendo a conexão com os consumidores.
Além disso, a Forever 21 enfrentou escândalos que prejudicaram sua imagem, desde a distribuição de barras dietéticas junto com roupas online até processos judiciais, como o movido pela cantora Ariana Grande.
Por que a Forever 21 fechou no Brasil?
Segundo o Folha de Pernambuco, a Forever 21 fechou todas as lojas no Brasil porque enfrentou desafios financeiros significativos por aqui. Os custos operacionais, incluindo impostos, logística e aluguel das lojas, estavam bastante elevados.
Além disso, a competição com outras marcas de moda rápida, especialmente as asiáticas, também impactou negativamente.
R$ 350 milhões em dívidas e falência decretada: O amargo fim de 3 concorrentes das Casas Bahia
Autor(a):
Larissa Santos
Cursando Relações Públicas na Universidade Anhembi Morumbi. Apaixonada por entretenimento e com passagens por outros sites como o AaronTuraTV, meu objetivo é informar com maior objetividade e clareza possíveis.