A montadora ‘terror’ da Chevrolet teve o triste fim decretado após anos
É indiscutível que manter uma grande empresa no Brasil não é uma tarefa nada fácil. Isso porque qualquer momento de instabilidade na economia pode provocar uma desordem e levar a companhia ao fracasso. Inclusive, quem lidou com essa situação e teve o triste fim confirmado foi uma famosa montadora de carros.
Em um cenário cada vez mais competitivo, onde cada montadora quer mostrar força e garantir o queridismo do público, as fabricantes sempre buscam apresentar inovações, preços que caibam em todos os bolsos e modelos atraentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todavia, infelizmente, uma famosa montadora de carros brasileira, ‘terror’ da Chevrolet no país, não conseguiu penetrar como gostaria no mercado. Estamos falando da Gurgel, que talvez seja a marca nacional de maior sucesso.
A empresa, para quem não sabe, nasceu no dia (01) de setembro de 1969, pelas mãos do engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel. Com olhares grandiosos, a marca produziu com força na década de 80, algumas unidades do furgão Itaipu E-400.
Vale lembrar que o veículo em questão se trata do primeiro carro elétrico fabricado no Brasil. Antes disso, a fabricante apresentou protótipos do Itaipu, em 1975, muito antes de se tornar uma demanda mundial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A montadora nacional ‘terror’ da Chevrolet, líder de vendas, vendeu 40 mil carros de 20 modelos diferentes e produziu diversos protótipos que não saíram do papel ao longo de sua trajetória, entre 1969 e 1996.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Vômitos e risco fatal: Decreto da ANVISA proíbe marca de sal, manteiga e +1 queridinho das donas de casa
● Adeus só R$600: Bolsa Família garante liberação de R$14B e valores EXTRAS para salvar CPFs em novembro
● R$ 209 bi e falência: Fim de banco gigante como a CAIXA é confirmado no JN e desespera clientes
Quando a Gurgel faliu?
É importante destacar que a montadora ainda chegou a fazer vários lançamentos, porém, na década de 1990 o Governo Federal reduziu a alíquota do IPI para carros 1.0, deixando os automóveis da Gurgel concorrerem com modelos nacionais de marcas como Volkswagen, Fiat, Ford e Chevrolet.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, o mercado de importados trouxe outras soluções consideradas mais atrativas e que fizeram a empresa gigante falir no ano de 1994, com um processo que se alongou até 1996.