FALÊNCIA!

Falência: O fim arrasador de montadora líder de vendas e ‘terror’ da Chevrolet no Brasil

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

O fim arrasador de montadora 'terror' da Chevrolet no Brasil - Foto: Reprodução/Internet

A montadora ‘terror’ da Chevrolet teve o triste fim decretado após anos

É indiscutível que manter uma grande empresa no Brasil não é uma tarefa nada fácil. Isso porque qualquer momento de instabilidade na economia pode provocar uma desordem e levar a companhia ao fracasso. Inclusive, quem lidou com essa situação e teve o triste fim confirmado foi uma famosa montadora de carros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em um cenário cada vez mais competitivo, onde cada montadora quer mostrar força e garantir o queridismo do público, as fabricantes sempre buscam apresentar inovações, preços que caibam em todos os bolsos e modelos atraentes.

Todavia, infelizmente, uma famosa montadora de carros brasileira, ‘terror’ da Chevrolet no país, não conseguiu penetrar como gostaria no mercado. Estamos falando da Gurgel, que talvez seja a marca nacional de maior sucesso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa, para quem não sabe, nasceu no dia (01) de setembro de 1969, pelas mãos do engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel. Com olhares grandiosos, a marca produziu com força na década de 80, algumas unidades do furgão Itaipu E-400.

Vale lembrar que o veículo em questão se trata do primeiro carro elétrico fabricado no Brasil. Antes disso, a fabricante apresentou protótipos do Itaipu, em 1975, muito antes de se tornar uma demanda mundial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gurgel BR-800 – FOTO: Reprodução/Internet

A montadora nacional ‘terror’ da Chevrolet, líder de vendas, vendeu 40 mil carros de 20 modelos diferentes e produziu diversos protótipos que não saíram do papel ao longo de sua trajetória, entre 1969 e 1996.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando a Gurgel faliu?

É importante destacar que a montadora ainda chegou a fazer vários lançamentos, porém, na década de 1990 o Governo Federal reduziu a alíquota do IPI para carros 1.0, deixando os automóveis da Gurgel concorrerem com modelos nacionais de marcas como Volkswagen, Fiat, Ford e Chevrolet.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, o mercado de importados trouxe outras soluções consideradas mais atrativas e que fizeram a empresa gigante falir no ano de 1994, com um processo que se alongou até 1996.

A Gurgel Motors foi a primeira fábrica a produzir carros 100% no Brasil (Foto Reprodução/Auto Esporte)

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile