FALÊNCIA!

Falência: O fim arrasador de montadora líder de vendas e ‘terror’ da Chevrolet no Brasil

O fim arrasador de montadora 'terror' da Chevrolet no Brasil - Foto: Reprodução/Internet

O fim arrasador de montadora 'terror' da Chevrolet no Brasil - Foto: Reprodução/Internet

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A montadora ‘terror’ da Chevrolet teve o triste fim decretado após anos

É indiscutível que manter uma grande empresa no Brasil não é uma tarefa nada fácil. Isso porque qualquer momento de instabilidade na economia pode provocar uma desordem e levar a companhia ao fracasso. Inclusive, quem lidou com essa situação e teve o triste fim confirmado foi uma famosa montadora de carros.

Em um cenário cada vez mais competitivo, onde cada montadora quer mostrar força e garantir o queridismo do público, as fabricantes sempre buscam apresentar inovações, preços que caibam em todos os bolsos e modelos atraentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Todavia, infelizmente, uma famosa montadora de carros brasileira, ‘terror’ da Chevrolet no país, não conseguiu penetrar como gostaria no mercado. Estamos falando da Gurgel, que talvez seja a marca nacional de maior sucesso.

A empresa, para quem não sabe, nasceu no dia (01) de setembro de 1969, pelas mãos do engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel. Com olhares grandiosos, a marca produziu com força na década de 80, algumas unidades do furgão Itaipu E-400.

Vale lembrar que o veículo em questão se trata do primeiro carro elétrico fabricado no Brasil. Antes disso, a fabricante apresentou protótipos do Itaipu, em 1975, muito antes de se tornar uma demanda mundial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gurgel BR-800 – FOTO: Reprodução/Internet

A montadora nacional ‘terror’ da Chevrolet, líder de vendas, vendeu 40 mil carros de 20 modelos diferentes e produziu diversos protótipos que não saíram do papel ao longo de sua trajetória, entre 1969 e 1996.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando a Gurgel faliu?

É importante destacar que a montadora ainda chegou a fazer vários lançamentos, porém, na década de 1990 o Governo Federal reduziu a alíquota do IPI para carros 1.0, deixando os automóveis da Gurgel concorrerem com modelos nacionais de marcas como Volkswagen, Fiat, Ford e Chevrolet.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, o mercado de importados trouxe outras soluções consideradas mais atrativas e que fizeram a empresa gigante falir no ano de 1994, com um processo que se alongou até 1996.

A Gurgel Motors foi a primeira fábrica a produzir carros 100% no Brasil (Foto Reprodução/Auto Esporte)

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile