Relembre tudo sobre a falência das duas grandes empresas dos shoppings
No ano de 2022, uma importante rede de lojas varejistas acabou dando adeus ao Brasil com falência, inclusive, se tratava de uma das lojas mais queridas do Shopping Iguatemi.
Estamos falando sobre a Forever 21. Para quem não sabe, a Forever 21 é uma marca jovem com pegada descolada que causou frisson quando chegou ao país. No entanto, diferentemente do sucesso que experimentou em outros países com peças baratas em dólar e euro, por aqui, seus produtos não eram vistos como tão baixos.
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Conforme publicado no portal Estadão, após 8 anos de operação no Brasil, a Forever 21 chegou a promover uma mega liquidação para encerrar as atividades. Ela que já estava em meio a uma recuperação judicial nos EUA, ainda respondia alguns processos por aqui. No ano de 2020, a Authentic Brands Group (ABG), empresa de desenvolvimento de marcas, adquiriu 37,5% da Forever 21.
A informação do encerramento das operações foi confirmada pela Associação Brasileira de Shopping (Alshop) e por funcionários de uma loja em São Paulo, que ainda de acordo com Estadão, alegaram na época, passar por uma situação delicada.
Vale dizer, que mesmo com a falência, a rede ainda conseguia sobreviver e manter o controle e a posse das 800 lojas espalhadas entre, Estados Unidos, Ásia , Europa e America Latina, durante o processo de reestruturação, graças à Lei de Falências americana.
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A Forever 21 teve que fechar 11 lojas em janeiro só no ano de 2021 e, como mencionamos, no mês de junho de 2022 a marca se preparava pro adeus definitivo fechando todas que restavam.
Segundo o portal Folha Pê, um dos fatores que mais contribuíram para esse desfecho foram os impostos altos, custos de importação e infraestrutura que acabam elevando o preço final das roupas. Tudo isso fez com que o público “perdesse o interesse” na marca e a situação agravou ainda mais durante a pandemia.
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Ao ser realizada uma pesquisa no perfil oficial da marca no Instagram, foi constatado que não existem mais nenhuma atividade em solo brasileiro e todas as publicações, até então, foram deletadas.
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Porém, você ainda consegue adquirir algumas peças da marca de segunda mão aqui no Brasil, ou através do e-commerce da SHEIN, marca chinesa que tem dominado cada vez mais quando falamos em compras pela internet.
Inclusive a parceria da Forever 21 com a SHEIN pode ser interpretada como uma espécie de catalisador para o processo de digitalização da fast fashion estadunidense.
O que aconteceu com a Saraiva?
Em segundo lugar, vamos falar sobre a falência da Saraiva, que foi um grande sucesso em tantos shoppings, inclusive, no Norte Center.
No ano de 2023, a Justiça de São Paulo decretou a falência da rede de livrarias Saraiva. O pedido foi feito pela própria empresa, que já teve a maior rede de livrarias do país, em meio ao processo de recuperação judicial, por causa de uma dívida de R$ 675 milhões. As informações são do portal Info Money.
A saber, a Saraiva decretou autofalência, e foi atendida nesta sexta-feira, 6, pela 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Capital
Na decisão, o juiz Paulo Furtado de Oliveira Filho indicou que foi descumprido o plano de recuperação judicial e determinou a suspensão de ações e execuções contra a empresa, além da apresentação da relação de credores.
“Embora formulado o pedido de autofalência, com a alegada presentação de documentos exigidos pelo artigo 105, da Lei 11.101/2005 e o cumprimento dos demais requisitos legais, nos autos já há notícia de descumprimento do plano, o que determina, independentemente da vontade das devedoras, por força do artigo 73, IV, a convolação da recuperação em falência”, decidiu o juiz.