ADEUS
Fora do ar, estrelas indo à rival e falência: O fim de 4 emissoras de TV tão grandes como a Globo, no Brasil
29/06/2024 às 9h15
A Globo é o maior canal de TV do Brasil. Mas, no passado, a rede teve rivais gigantes. Entretanto, eles acabaram tendo o fim decretado por diferentes motivos, inclusive, falência
Não precisa ser um especialista no assunto para chegar a conclusão que as emissoras de TV continuam sendo uma das maiores ferramentas de entretenimento das pessoas. Ao longo da história, a competitividade entre os canais ficou cada vez mais forte, gerando, inclusive, algumas vítimas de falência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tanto que nessa publicação, falaremos sobre a falência de 4 emissoras de TV tão grandes como a Globo. Aliás, elas tiveram o fim decretado por diferentes motivos, desde uma censura imposta pela ditadura militar, assim como uma dívida bilionária e até a ida de algumas estrelas aos canais rivais.
TV Tupi
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A primeira emissora que estamos nos referindo é a TV Tupi. O canal entrou no ar em 1950 e permaneceu até 1980. De acordo com informações da CNN Brasil, ela era líder de audiência na década de 50. Aliás, sua programação foi responsável por trazer muitos ícones do audiovisual do país.
Como exemplo podemos citar o Sítio do Pica Pau Amarelo, o Repórter Esso e as primeiras telenovelas exibidas em nosso país. Além disso, um feito memorável da emissora é que ela foi responsável por fazer uma das primeiras transmissões ao vivo no Brasil. Eles improvisaram usando aviões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 1980, após problemas administrativos e financeiros, a emissora foi impedida de renovar suas concessões e seu sinal foi encerrado em 18 de julho, às 12h36, no edifício sede em São Paulo. Na ocasião, os funcionários organizaram protestos contra o fim do canal, mas não conseguiram impedir.
Segundo o Jornal Opção, Silvio Santos, Flávio Cavalcanti, J. Silvestre, Blota Júnior e Hebe Camargo — a elite artística do Brasil — começaram a carreira ou se tornaram famosos na Tupi. Depois que as outras emissoras surgiram, cada estrela saiu em busca de outra oportunidade em outra emissora.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência decretada pelo Banco Central, rombo de R$ 2,1 B e +: Fim de 3 bancos tradicionais assola o país
● Adeus: Falência decretada de rival da Uber em SP e confirmação em jornal da Globo entristece paulistanos
● Falência e despejo de shoppings: Fim de loja nº1 de roupas deixa clientes no Brasil sem chão
TV Excelsior
Outra emissora que decretou falência foi a TV Excelsior, considerada uma das primeiras emissoras do Brasil. Ela ficou no ar de 1960 a 1970 e foi a primeira rede no Brasil a tentar a transmissão em cores, no ano de 1963, durante o programa Moacyr Franco Show.
Alguns de seus programas lançaram grandes estrelas, como Elis Regina e Gilberto Gil (nos programas Show Dois da Bossa e O Brasil Canta no Rio), Didi (Renato Aragão) e Dedé Santana. A emissora sofreu com a censura e as pressões da ditadura militar e fechou em 1970.
TV Manchete
Além das mencionadas, quem também fechou as portas foi a TV Manchete. A emissora era focada em jornalismo, cobertura de esporte nacional e internacional e telenovelas. Aliás, o canal apresentou as coberturas e transmissão de Copas do Mundo e Olimpíadas.
O canal está fora do ar desde maio de 1999. Mas, a emissora segue viva por conta de uma dívida bilionária. Segundo o Notícias da TV, nos últimos quatro anos, com a alta do dólar e o aumento da taxa de juros no Brasil, o valor dobrou e ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão.
MTV
A MTV Brasil já foi considerada uma das maiores emissoras do Brasil e alcançou uma notável audiência televisiva. A empresa estreou no dia 20 de outubro de 1990, com conceito vindo diretamente dos Estados Unidos, onde surgiu originalmente em 1981. O canal revelou grandes nomes ao país.
Entre eles, Zeca Camargo, Tatá Werneck, Marcos Mion, Dani Calabresa, Otaviano Costa e muitos outros. O fato é que, 20 anos depois de sua estreia, a MTV Brasil começou a enfrentar fortes crises financeiras, com sua marca sendo devolvida para a dona, Viacom, em 2013, deixando milhões de fãs brasileiros órfãos.
Neste mesmo ano, a emissora conseguiu encontrar um espaço na TV, mas apenas nas programações pagas, vendo sua audiência despencar. O último dia que a MTV Brasil foi ao ar foi em 30 de setembro de 2013, na televisão aberta. Assim, poucos dias depois estava presente na programação fechada.
Qual a maior emissora de TV do mundo?
De acordo com informações do portal Natelinha, ABC é a maior emissora do mundo. Com sede nos Estados Unidos, a sigla do grupo American Broadcasting Company é referência internacional, sendo uma das empresas do grupo de entretenimento Walt Disney.
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]