Um dos maiores bancos do Brasil fechou as portas e decretou falência após precisar passar por uma intervenção do BC. A novidade caiu como uma bomba
Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que os serviços prestados pelos bancos são essenciais na vida de milhões de pessoas. Nessa matéria, por exemplo, falaremos sobre a falência de um banco tão popular como a Caixa que fechou as portas no Brasil após mais de 100 anos. Na época, o Banco Central precisou intervir.
Para quem não sabe, estamos falando sobre a falência do Banco Econômico. De acordo com informações da Wikipédia, em 13 de julho de 1834 um grupo de 171 cidadãos baianos fundou a Caixa Econômica da Bahia. Ele era o banco privado mais antigo do Brasil quando sofreu intervenção pelo Banco Central do Brasil em 1995. Ele sofreu as consequências da implantação do Plano Real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O lema do Banco era “Economia, Perseverança e Socorro nas Dificuldades”. Em 1910, foi vendido para o político e banqueiro Francisco Marques de Góis Calmon. Em 1968 incorporou o Banco Meridional, antes Banco Sinimbu, com agências em Porto Alegre e Santa Cruz do Sul. Apesar da ajuda do governo, ele acabou sofrendo intervenção bem no início de 1995.
Mesmo com todas as tentativas, o banco foi fechado em agosto aquele, assim como suas 276 agências. A instituição tinha mais de nove mil funcionários e novecentos mil clientes. Parte do banco foi incorporada pelo Banco Excel, que passou a se chamar Banco Excel-Econômico. Em agosto de 1998, o conjunto foi incorporado pelo Banco Bilbao Vizcaya Argentaria e em 2003, ao Bradesco.
Em setembro de 2021, o BNDES e o FGC realizaram um leilão dos créditos do Banco Econômico que eles mantinham desde 1995. Somente o Alternative Asset 1, fundo administrado pelo BTG, fez lance, vencendo pelo valor mínimo, de R$ 937,750 milhões. Em 2022 foi concluído o processo de aquisição do controle do Banco Econômico, que passa a se chamar Banco BESA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual o maior banco do mundo?
Segundo informações do portal do Mobills, o ICBC (Banco Industrial e Comercial da China) se tornou o maior banco do mundo em ativos financeiros. Ainda que existam bancos que possuam mais clientes ao redor do mundo, o ICBC supera os seus concorrentes quando o assunto são ativos.
Atualmente, o ICBC conta com mais de 567 milhões de clientes PF e mais de 6 milhões de clientes corporativos. Além disso, o mesmo já está presente em mais de 46 países e possui o patrimônio de 239.5 bilhões de dólares.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência decretada pelo Banco Central, rombo de R$ 2,1 B e +: Fim de 3 bancos tradicionais assola o país
● Adeus: Falência decretada de rival da Uber em SP e confirmação em jornal da Globo entristece paulistanos
● Falência e despejo de shoppings: Fim de loja nº1 de roupas deixa clientes no Brasil sem chão
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE