Após anos em rede aberta, uma emissora se encontrou em estado de falência
Uma famosa e amplamente conhecida emissora de TV em canal aberto entrou em falência e foi infelizmente forçada a encerrar suas operações após um rombo em suas finanças, o valor do prejuízo de R$ 45 bilhões.
O canal em si era bastante conhecido por fazer ofertas e vendas de produtos gerais, como eletrodomésticos, panelas etc, no qual agora se tornou mais uma vítima da crise enfrentado pelo Grupo Americanas, no qual fazia parte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O canal encerrou suas atividades nas TV’s por assinatura e antenas parabólicas no dia 1º de junho deste ano. Ele até tentou passar por uma recuperação judicial, mas no fim acabou falindo.
Ciro Bottini, um dos principais e icônicos nomes da Shoptime, contou com alguns detalhes o processo de falência da emissora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O comunicador comenta que uma das grandes mudanças da Shoptime foi quando a mesma deixou de ser um canal Globosat e se vendeu para a Americanas em 2021, o motivo era de que a ’empresa era bem menos descontráida’ na forma de fazer matérias para a televisão do que o Grupo Globo.
“A cultura da empresa era bem diferente. A Americanas sempre foi carrancuda”, comentou ele em conversa com a Folha de S.Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ciro comenta da época de ouro da Shoptime e sobre a capacidade de vendas que conseguia realizar no canal e do público que era altamente presente: “Sempre gostei muito de ‘incrível’, roubei essa do Steve Jobs, inclusive. Tem outras, como ‘sensacional’, ‘qualidade’ e ‘magnífico’”, Comentou.
“Tentavam fazer coisas novas a cada 90 dias e não dava certo. Tentaram colocar programas de entrevistas, mas a gente tinha que vender produto. Esse é o ponto. Parece que não entendiam e o colapso da Americanas foi inacreditável. É caso de polícia mesmo”, adicionou ele, que deixou a empresa em 2020.
A Shoptime foi oficialmente lançada em 6 de novembro de 1995, entre os acionistas da operadora, estavam as Organizações Globo, que detinha 40% das participações e as Lojas Americanas (10%).
Outra participante da Shoptime, a Vivi Romanelli, lamentou e comentou com muita tristeza ao Na Telinha: “Fiquei em estado de choque [ao receber a notícia do fim do Shoptime na TV]. Muito triste. São 27 anos de história. Fomos pioneiros em um canal de vendas na TV, que acabou se tornando um canal de entretenimento. É uma pena. Meu coração ficou partido”, comentou a apresentadora.
Qual é o novo canal do Shoptime?
A partir de agora, o canal Shoptime está disponível exclusivamente no YouTube. Essa mudança reflete a crescente tendência de compras on-line e a transformação na maneira como os consumidores acessam informações sobre produtos e fazem compras.
Fonte: TV Pop e Além da Tela.