Após anos em rede aberta, uma emissora se encontrou em estado de falência
Uma famosa e amplamente conhecida emissora de TV em canal aberto entrou em falência e foi infelizmente forçada a encerrar suas operações após um rombo em suas finanças, o valor do prejuízo de R$ 45 bilhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O canal em si era bastante conhecido por fazer ofertas e vendas de produtos gerais, como eletrodomésticos, panelas etc, no qual agora se tornou mais uma vítima da crise enfrentado pelo Grupo Americanas, no qual fazia parte.
O canal encerrou suas atividades nas TV’s por assinatura e antenas parabólicas no dia 1º de junho deste ano. Ele até tentou passar por uma recuperação judicial, mas no fim acabou falindo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ciro Bottini, um dos principais e icônicos nomes da Shoptime, contou com alguns detalhes o processo de falência da emissora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O comunicador comenta que uma das grandes mudanças da Shoptime foi quando a mesma deixou de ser um canal Globosat e se vendeu para a Americanas em 2021, o motivo era de que a ’empresa era bem menos descontráida’ na forma de fazer matérias para a televisão do que o Grupo Globo.
“A cultura da empresa era bem diferente. A Americanas sempre foi carrancuda”, comentou ele em conversa com a Folha de S.Paulo.
Ciro comenta da época de ouro da Shoptime e sobre a capacidade de vendas que conseguia realizar no canal e do público que era altamente presente: “Sempre gostei muito de ‘incrível’, roubei essa do Steve Jobs, inclusive. Tem outras, como ‘sensacional’, ‘qualidade’ e ‘magnífico’”, Comentou.
“Tentavam fazer coisas novas a cada 90 dias e não dava certo. Tentaram colocar programas de entrevistas, mas a gente tinha que vender produto. Esse é o ponto. Parece que não entendiam e o colapso da Americanas foi inacreditável. É caso de polícia mesmo”, adicionou ele, que deixou a empresa em 2020.
A Shoptime foi oficialmente lançada em 6 de novembro de 1995, entre os acionistas da operadora, estavam as Organizações Globo, que detinha 40% das participações e as Lojas Americanas (10%).
Outra participante da Shoptime, a Vivi Romanelli, lamentou e comentou com muita tristeza ao Na Telinha: “Fiquei em estado de choque [ao receber a notícia do fim do Shoptime na TV]. Muito triste. São 27 anos de história. Fomos pioneiros em um canal de vendas na TV, que acabou se tornando um canal de entretenimento. É uma pena. Meu coração ficou partido”, comentou a apresentadora.
Qual é o novo canal do Shoptime?
A partir de agora, o canal Shoptime está disponível exclusivamente no YouTube. Essa mudança reflete a crescente tendência de compras on-line e a transformação na maneira como os consumidores acessam informações sobre produtos e fazem compras.
Fonte: TV Pop e Além da Tela.