A emissora queridinha do Brasil e tão popular como a Globo, teve o adeus devastador cravado e o encerramento após anos de transmissão
Não é necessário ser um grande especialista no assunto para concluir que a TV segue sendo uma das principais ferramentas de entretenimento do mundo. Inclusive, o Brasil é bem representado no segmento, com canais como a Globo, Record, SBT e muitas outras.
E, por falar nas redes de comunicação, o fato é que assim como qualquer outro negócio, existem altos e baixos que podem determinar o futuro do canal. Dessa vez, iremos tratar de empresa tão gigante como a Globo que sucumbiu e decretou o adeus.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fim de uma era
A emissora ao qual estamos falando se trata da Rede Tupi, primeira emissora do Brasil e da América do Sul. A rede, aliás, fez muito sucesso durante a década de 1950, alcançado a maior audiência entre os canais do país, seguido pela TV Record, TV Rio e pela TV Paulista.
Todavia, o canal não conseguiu renovar o vínculo de concessões por problemas administrativos e financeiros. Posteriormente, teve o sinal encerrado sob protestos.
Crise
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A fase turbulenta da Rede Tupi começou anos antes de seu fechamento, que já faz 44 anos. No ano de 1968, depois da morte de Assis Chateaubriand, fundador da emissora, os problemas tiveram início.
Em entrevista à BBC, em 2020, o jornalista Rodolfo Bonetto, da Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira (Pró-TV), frisou que a principal dificuldade da rede foi a má administração.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Quando o Chatô morreu, não deixou um herdeiro. Não havia ninguém que soubesse administrar aquele império, formado por rádio, TV, jornal e revista”, disse. Embora manter o segundo lugar em audiência e faturamento parecesse ideal, entraves começaram a se agravar na década de 70, com greves, processos trabalhistas, demissões e dívidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Infelizmente, nada mudou no ano de 1980, com mais salários atrasados e revolta de inúmeros funcionários. Assim, a situação teve seu desfecho final inesperado.
Encerramento
A rede tão popular como a Globo fechou às portas oficialmente em julho de 1980, com o presidente João Figueiredo assinando o decreto que extinguiria a rede.
Ademais, é importante dizer que os ativos da emissora foram adquiridos pelo Grupo Silvio Santos, dono do SBT, pelo Grupo Bloch, proprietário da Rede Manchete, que seria extinta em 1999 e teria as suas concessões adquiridas pela RedeTV!, e pelo Grupo Abril.
Qual o primeiro canal de TV do Brasil?
No dia 18 de setembro de 1950 foi inaugurada, por Assis Chateaubriand, a TV Tupi de São Paulo. Aliás, ela foi considerada a primeira emissora brasileira e a primeira da América do Sul.
Mas, infelizmente, em 1968, com a morte do seu fundador, a TV Tupi enfrentou inúmeros problemas. Os impasses se alastraram por anos e culminaram em sua falência em 1980.