TRISTE

Medicamentos falsificados e falência decretada: O fim escandaloso de farmácia tradicional gigante

14/06/2023 às 18h10

Por: Paulo Damião
Imagem PreCarregada
O estouro de cofres de rede de farmácias tradicional para comprar concorrente (Foto: Reprodução/ICTQ)

Uma tradicional farmácia de São Paulo faliu após se envolver em grande escândalo de falsificação; entenda o caso

Uma das primeiras farmácias da cidade de São Paulo e com anos de tradição, um dos estabelecimentos mais famosos do país fechou graças a um escândalo. A Botica Ao Veado d’Ouro ficava no centro histórico da cidade, mas passou por um processo de falência bem complicado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 1858, um comércio abriu na Rua São Bento, uma das primeiras ruas da capital paulista. A loja vendia produtos de papelaria, livros e algumas miudezas, mas com o passar do tempo começou a focar em produtos farmacêuticos.

O mais curioso é que na época que a farmácia surgiu, a cidade de São Paulo só tinha 30 mil habitantes. Era necessário atender grande parte dessa população, que tinha apenas quatro farmacêuticos formados e disponíveis para atender as pessoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Botica Ao Veado d'Ouro nos anos 1970 (Foto: Reprodução/Facebook)

Botica Ao Veado d’Ouro nos anos 1970 (Foto: Reprodução/Facebook)

CRIAÇÃO DE FARMÁCIA

Um farmacêutico chamado Gustavo Schaumann decidiu criar uma farmácia de alto nível para suprir parte das necessidades da população. O nome dado foi “Botica Ao Veado d’Ouro” e utilizando a escultura de um veado dourado, inscrito no brasão de sua família como emblema do estabelecimento.

POR QUE BOTICA FALIU?

Com o passar dos anos, o controle da empresa passou para o filho de Gustavo, Henrique Schaumann (que dá nome a famosa avenida em São Paulo), e para outros empresários. O problema é que no fim dos anos 1990, um grande escândalo tomou conta da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cerca de 19 pessoas foram suspeitas de se envolver na falsificação do remédio Androcur, de acordo com o Diário do ABC. A polícia confirmou o caso de pelo menos 11 mortes do estado por homens que tiveram câncer de próstata acelerado devido ao uso do remédio falso, que no caso era um placebo, ou seja, não fazia efeito. A falência ocorreu em 1998.

Aniversário de 100 anos da farmácia (Foto: Reprodução/Facebook)

Aniversário de 100 anos da farmácia (Foto: Reprodução/Facebook)

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Botica Ao Veado d'Ouro.
Farmácia

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.