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Do auge à falência: O FIM de loja amada no Brasil ao fechar todas as portas e não voltar mais após crise
12/03/2024 às 5h00
Marca amada, principalmente entre os mais jovens, após terrível crise financeira, acabou se despedindo para sempre
Em meados de junho do ano de 2022, milhares de brasileiros – principalmente jovens da geração Millennials- choraram com o “adeus” de uma das marcas mais icônicas do fast fashion, presente na maioria dos shoppings brasileiros.
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Estamos falando da inesquecível americana, Forever 21. Ela que iniciou ainda na década de 80 na Califórnia, Estados Unidos, desembarcou em terras tupiniquins somente no ano de 2014.
Quem conhecia a marca, com certeza se lembra das promoções de “compre um leve dois”, principalmente, dos vestidinhos estilo Boho, que era uma verdadeira coqueluche entre jovens e adolescentes apaixonados pela loja.
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Do céu ao inferno …
Após o auge o sucesso, a marca acabou amargando seu fim. conforme publicado no portal Estadão, após 8 anos de operação no Brasil, a Forever 21 chegou a promover uma mega liquidação para encerrar as atividades.
Ela que já estava em meio a uma recuperação judicial nos EUA, ainda respondia alguns processos por aqui.
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No ano de 2020, a Authentic Brands Group (ABG), empresa de desenvolvimento de marcas, adquiriu 37,5% da Forever 21. Na mesma operação, a Brookfield Property Partners levou 25% da propriedade intelectual e dos negócios em atividade.
A informação do encerramento das operações foi confirmada pela Associação Brasileira de Shopping (Alshop) e por funcionários de uma loja em São Paulo, que ainda de acordo com Estadão, alegaram na época, passar por uma situação delicada.
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Vale dizer, que mesmo com a falência decretada, a rede ainda conseguia sobreviver e manter o controle e a posse das 800 lojas espalhadas entre, Estados Unidos, Ásia , Europa e America Latina, durante o processo de reestruturação, graças à Lei de Falências americana.
Processo de falência no Brasil
Infelizmente não demorou muito para que a crise financeira que se instaurou na marca começasse a afetar o andamento das lojas em nosso país.
Segundo o portal Seu Dinheiro, os poucos, as inúmeras lojas da Forever 21, espalhadas pelo Brasil, começaram a virar alvo de ações judiciais por conta dos atrasos em aluguéis, principalmente nos shoppings localizados em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Com isso, a Forever 21 teve que fechar 11 lojas em janeiro só no ano de 2021 e, como mencionamos, no mês de junho de 2022 a marca se preparava para dar o seu adeus definitivo.
Segundo o portal Folha Pê, um dos fatores que mais contribuíram para esse desfecho foram os impostos altos, custos de importação e infraestrutura que acabam elevando o preço final das roupas, o que acabou fazendo o público “perder o interesse” na marca e a situação agravou ainda mais durante a pandemia.
Também não podemos desconsiderar, que grande parte do colapso sofrido pela Forever 21, teve uma contribuição significativa do avanço da concorrência online.
Os preços baixos praticados na internet e a facilidade em se comprar sem sair de casa atinge sobretudo a parcela mais jovem da população, que era justamente o público-alvo da rede de varejo.
Porém, de acordo com o portal O Globo, essas questões delicadas não eram algo tão pontual da época.
Isso porque, a Forever 21, já estava enfrentando problemas desde que embarcou em uma estratégia de negócios baseada no lema “a dívida de hoje é o lucro de amanhã”.
Na prática, a companhia fez mais dívidas para conseguir uma rápida e grande expansão mundial, estratégia que inclusive abarcou as lojas abertas do Brasil a partir do ano de 2017.
Ocorre que o pagamento dessa dívida era para ter ocorrido de forma muito mais rápida do que realmente foi. No meio do ano de 2019 , o mercado estimava um débito de mais de US$ 500 milhões da Forever com um prazo de 3 anos de vencimento.
Sem conseguir o retorno esperado em vendas com as novas lojas abertas, restou à diretoria a adoção de um plano de desinvestimentos e alongamento de dívida que, acabou não obtendo grandes resultados.
Mas a Forever 21 acabou mesmo?
Segundo apurações do TV Foco, ao procurar o perfil oficial da marca no Instagram, foi constatado que não existem mais nenhuma atividade em solo brasileiro e todas as publicações, até então, foram deletadas.
Porém, você ainda consegue adquirir algumas peças da marca de segunda mão aqui no Brasil, ou através do e-commerce da SHEIN, marca chinesa que tem dominado cada vez mais quando falamos em compras pela internet.
Inclusive a parceria da Forever 21 com a SHEIN pode ser interpretada como uma espécie de catalisador para o processo de digitalização da fast fashion estadunidense.
De acordo com o portal Elle, a varejista chinesa tem cerca de 150 milhões de usuários.
Em meados de agosto de 2023, por meio de um comunicado enviado à imprensa, os diretores da Sparc Holdings, Jamie Salter e David Simon, dizem estar felizes com o contrato com a Shein.
Mesmo porque, estamos falando da principal plataforma de moda on-line do mundo.
Vale dizer que apesar de ter se despedido do Brasil, a Forever 21 ainda tem 414 lojas nos EUA e mais 146 em outros países, com venda anual acima de 12,7 bilhões de dólares.
Resumidamente, para a SHEIN , a joint-venture funciona como uma porta de entrada privilegiada para o varejo físico no mercado estadunidense.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.