TRISTE
Dívidas e falência: O fim de montadora no Brasil ao ser esmagada pela Fiat, Chevrolet e mais
16/05/2024 às 20h20
Uma montadora de carros totalmente brasileira, rival da Fiat, Chevrolet e outras marcas, teve a falência decretada pela Justiça
Abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Isso porque uma série de situações pode levar ao fim de uma grande empresa. Nessa matéria, por exemplo, falaremos da falência de uma montadora de carros no Brasil que acabou sendo esmagada pela concorrência da Fiat, Volkswagen e outras empresas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, estamos falando sobre a Gurgel, que foi uma das grandes montadoras brasileiras, que pareceu sempre estar a frente de seu tempo em relação às rivais da época. De acordo com informações do portal UOL, o processo de falência da empresa rival da Fiat e outras marcas teve início em 1990.
Vale lembrar que a Gurgel Motors surgiu em um período de quase obstinação por parte do governo em criar um parque industrial nacional, pautado em atrair indústrias estrangeiras. A empresa foi fundada em 1969 pelo engenheiro eletricista João Amaral Gurgel e segundo o portal Blocktends, era 100% nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante o período em que estava em funcionamento, a empresa passou por uma série de altos e baixos e enfrentou fortemente a concorrência da Volkswagen. Segundo a Wikipédia, devido a quebra no ritmo de produção quebrou o fluxo de caixa da empresa e as dívidas só se acumularam.
Foi no ano de 1993, que a Gurgel Motors tentou um acordo com o governador do estado do Ceará, na época, Ciro Gomes, para conseguir salvar a empresa. Entretanto, o esforço foi em vão, e sem apoio do governo, a montadora de carros rival da Fiat pediu concordata em junho daquele mesmo ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Gurgel Motors ainda tentou mais uma vez se salvar, no ano de 1994, quando pediu ao Governo Federal para um financiamento o valor de 20 milhões de dólares, mas este foi negado, sendo assim, a fábrica foi declarada falida ainda naquele ano. O fato é que o fim da empresa até os dias atuais é bastante lembrado.
Qual a maior montadora de carros do mundo?
Segundo informações do portal Bloomberg, a montadora Toyota vendeu mais veículos de passageiros do que qualquer outra empresa em 2023, ultrapassando a alemã Volkswagen e se tornando a maior montadora de automóveis do mundo pelo quarto ano consecutivo.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 1,7BI e falência: Banco Central confirma ADEUS de 2 bancos tão populares quanto Santander e Caixa
● Dívida milionária e demissão em massa: 3 supermercados tão populares quanto Carrefour têm falência devastadora
● Falência decretada, funcionários na rua e calote: Rival da Brastemp tem fim decadente no Brasil
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]