GRAVE
Falência decretada: O fim de plano de saúde VITAL em São Paulo e 700 mil clientes abandonados
21/08/2024 às 13h43
Tudo sobre a falência de um plano de saúde gigante com 700 mil clientes abandonados
Um famoso Plano de Saúde teve a sua falência decretada em 2016, pela ANS, atingindo mais de 700 mil clientes em São Paulo. Assim, todos tiveram que se transferir para outras empresas e você precisa saber o que aconteceu para esse triste desfecho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como é do conhecimento de todos, um convênio é por muitas vezes a saída que as pessoas têm para conseguir fugir da saúde pública, que por muitas vezes não suprem a necessidade dos pacientes. Portanto, sempre quando há algum problema com eles, afetam diversos cidadãos.
De acordo com o portal ‘G1’, da Globo, no dia 1° de fevereiro de 2016 a Agência Nacional de Saúde Suplementar publicou no Diário Oficial da União a liquidação extrajudicial da Unimed Paulistana. Assim, a empresa ficou fora em definitivo do mercado, mesmo com seus 744 mil clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sobre a história dessa gigante empresa, a fundação da primeira cooperativa UNIMED partiu da mobilização de dirigentes do sindicato da classe, em Santos, São Paulo, como uma reação ao surgimento das primeiras empresas de medicina de grupo criadas por advogados, empresários ou grupos de médicos não vinculados ao movimento da categoria. Assim, a Unimed conta com muitos planos de saúde e este em questão acabou chegando ao fim.
Ainda segundo o site da Globo, essa decisão aconteceu por conta de uma crise financeira que afetou a cooperativa. Portanto, uma das gigantes da empresa não conseguiu resistir e deu adeus, surpreendendo todas as pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ANS ainda deu um prazo para a Unimed Paulistana transferir todos os seus clientes para outras operadoras, como a Unimed Fesp, Unimed Seguros e Central e Nacional Unimed, na época.
Na época, os beneficiários puderam escolher alguns dos planos disponíveis pela empresa, ou até mesmo procurar por outro plano de saúde. O ANS ainda alertou que a migração deveria ocorrer da maneira mais rápida possível, já que a falência retirou definitivamente a Paulistana do mercado.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 35M beneficiários na mão: Falência de plano de saúde popular de idosos 60+ gera tensão em 2024
● “Poderá ter o plano cancelado”: Nova lei da ANS entra em vigor e traz 2 alertas emergenciais a beneficiários
● Fim de plano da Unimed: Encerramento de serviço crucial e comunicado urgente aos clientes
Na época, a Unimed Paulistana era a 4° maior empresa do sistema e em seu último relatório revelou ter mais de 2.300 médicos cooperados, 231 clínicas e 87 hospitais credenciados. Assim, realizavam mais de 4 milhões de consultas por ano.
Quais os principais planos de saúde do Brasil?
O Brasil conta com uma grande quantidade de operados de planos de saúde, mas os principais são a Amil, Bradesco Saúde, Unimed e NotreDame. Dentre elas a Hapvida NotreDame Intermédica conta com o maior número de clientes, mais de 16 milhões.
Autor(a):
Bianca Rayla
Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: