BOMBA

Falência e adeus no Shopping Morumbi: O fim de varejista n°1, rival da Magazine Luiza, com R$ 1BI em dívidas

28/07/2024 às 20h45

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Rival da Magazine Luiza teve falência decretada (Foto: Divulgação)

Uma varejista rival do Magazine Luiza, presente no Shopping Morumbi, acabou surpreendendo todo mundo ao fechar as portas por conta de uma dívida de R$ 1 bilhão

O setor de varejo, sem sombra de dúvidas, é um dos que mais movimentam a economia do Brasil. Aliás, temos grandes representantes do cenário nacional. Nesse sentido, podemos citar Magazine Luiza, Casas Bahia, Americanas, entre outras. Com toda a competição entre as marcas, algumas vão ficando pelo caminho. Tanto que falaremos de uma varejista que decretou falência com dívida bilionária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, estamos falando da loja Arapuã, que tinha uma unidade no Shopping Morumbi. De 1970 e 1980 a rede eras uma das maiores varejistas do país. A empresa chegou a ter mais de 220 lojas espalhadas pelo Brasil. Contudo, o negócio sofria com a alta inadimplência de vendas a prazo. Com isso, as dívidas chegaram a ultrapassar 1 bilhão de reais.

Segundo o portal Sindi Varejista Campinas, a varejista entrou num imbróglio judicial que se arrastou por 22 anos. Em julho de 2002, a Justiça decidiu em primeira instância decretar a falência da Arapuã. A empresa reverteu a decisão até chegar ao STJ em 2009. Lá, o Superior Tribunal de Justiça decidiu por decretar a falência da empresa. Contudo, o drama persistiu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa ainda viveu um grande dilema durante alguns anos sobre decretação da falência. A empresa fez de tudo para evitar que as portas de suas lojas fossem fechadas. Em 2020, de acordo com informações do portal UOL, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou mais um pedido de recuperação judicial e decretou, pela segunda vez, a falência da companhia. Algo que surpreendeu todo mundo.

Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?

Segundo informações do portal Vem Pra Dome, ambos os institutos têm como objetivo a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa. Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas.

A ideia por trás da recuperação judicial é manter o negócio ativo, gerando empregos e possibilitando que a empresa consiga pagar as suas dívidas. Na falência, ocorre o encerramento do negócio, que é considerado irrecuperável.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Destaque
falência varejista
Loja Arapuã

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.