Uma das mais queridas varejistas do Brasil tem fim decretado e adeus em todos os shoppings
Uma famosa varejista do Brasil, extremamente querida por todo o público, teve seu fim decretado após não conseguir mais se adaptar ao grande mercado dos shoppings.
Essa varejista, que foi uma das maiores e mais tradicionais livrarias do país, recebia diariamente milhares de clientes para comprar os seus produtos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando foi decretada a falência e o fim dessa varejista, milhares de pessoas ficaram extremamente tristes com o futuro das livrarias do país.
POR QUE A SARAIVA FECHOU?
De acordo com informações do Estadão, em setembro de 2023 a Saraiva demitiu seus funcionários. A rede, que já foi a maior do Brasil, com cerca de 100 livrarias, estava em recuperação judicial e ainda tinha cinco livrarias físicas.
Eram quatro lojas no estado de São Paulo – na Praça da Sé, a segunda inaugurada pela empresa, ainda nos anos 1970, e também no Shopping Aricanduva, no Jundiaí Shopping e no Novo Shopping (Ribeirão Preto) – e uma em Campo Grande (MS), no Shopping Boque dos Ipês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o Estadão apurou, os colaboradores receberam um comunicado da área de Recursos Humanos dizendo que todos os funcionários ativos seriam demitidos. Havia pressa, porque, segundo o aviso, os funcionários do próprio departamento de RH ficariam até os desligamentos.
Em 2018, a Saraiva fez seu primeiro movimento de fechamento de lojas. Foram 20 num mesmo dia, em outubro. Naquela ocasião, a rede ficou com 84 unidades e com o site. Um mês depois, ela entrou com pedido de recuperação judicial. A dívida revelada naquele momento era de R$ 674 milhões.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o Infomoney, Justiça de São Paulo decretou a falência da rede de livrarias Saraiva. O pedido foi feito pela própria empresa, que já teve a maior rede de livrarias do país, em meio ao processo de recuperação judicial, por causa de uma dívida de R$ 675 milhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE