A falência de montadoras populares no Brasil e extinção de seus modelos
Montadoras de carros gigantescas têm fim decretado após anos de operação no mercado brasileiro e falência gera choque em milhões de consumidores.
Portanto, vamos contar a história de três empresas muito amadas que tiveram suas histórias encerradas no Brasil. As informações são da Wikipédia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Megastar por exemplo, foi uma empresa brasileira, produtos de automóveis. sediada em Pindamonhangaba, operando entre os anos de 1997 e 1999.
A montadora apresentava em seu estande, o Emme 422T, um sedã de grande porte, fabricado no Brasil, com motor 2.2L I4 16V Turbo, de origem Lotus.
No entanto, em 1999 a Megastar fechou as portas após ter a comercialização de seus veículos suspensa, por falta de representantes, alegando falência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outra montadora que teve duas portas fechadas, foi a empresa Envemo Camper, que surgiu em 1979 e tinha sua sede em São Paulo.
Sua primeira produção ficou conhecida como Envemo Super 90 Coupe,tratando-se de uma réplica, fabricada por ele, no Brasil, do seu Porche 356 ano 1964.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a abertura das importações, nos anos 1990, a empresa passou a ter grandes problemas financeiros, pois os carros importados, de igual ou superior qualidade, passaram a ser vendidos a preços mais baixos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, o modelo Camper, considerado hoje um clássico, foi produzido até o ano de 1995, quando a montadora deixou de existir.
Por fim, temos a Fabral, uma iniciativa empresarial portuguesa que tinha a intenção de manufaturar veículos fora de estrada em Palmas, Tocantins.
A empresa tinha a intenção o Santana Jalapao e o Santana Anibal, ambos baseados no modelo Santana PS10 da montadora espanhola Santana Motor, inspirados na Land Rover Defender.
Apesar das promessas de iniciar a fabricação do Santana Jalapao e do Santana Anibal em 2003, o projeto jamais saiu se concretizou.
Qual é a montadora mais valiosa do mundo?
A lista das poderosas tem a Toyota no lugar mais alto do podium. Segundo a consultoria global de marcas, Interbrand, em um estudo publicado pelo site Mobiauto, a japonesa Toyota cresceu no ano passado 8% e se manteve na liderança entre as marcas mais valiosas do mundo automotivo.