O fim decadente de 3 montadoras com falência no Brasil
Quando o assunto se trata de falência de grandes empresas, é fato falar que o assunto acaba tomando tanta repercussão, que os brasileiros gostam de ficar por dentro de tudo o que aconteceu. Quando se trata de montadoras, então…
Pois bem, com falência, fracasso de vendas e mais, vocês irão saber nesta sexta-feira (3), tudo sobre o fim decadente de 3 montadoras, incluindo rival da Fiat, após anos no Brasil.
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Vamos iniciar falando sobre a fabricante de veículos Chrysler, que declarou falência em 2009 de acordo com informações do portal Sedep. Conforme a fonte, as negociações entre o Departamento do Tesouro e os credores da Chrysler terminaram sem chegar a um acordo, o que obrigou o fabricante de automóveis a se declarar em quebra.
De acordo com informações divulgadas na época, a última oferta da Chrysler e do Tesouro era trocar os US$ 6,9 bilhões de dívida por cerca de US$ 2,5 bilhões com dinheiro.
Pois bem, já no que se trata de uma montadora que pode ser considerada como rival da Fiat, vamos falar sobre a Grow, das famosas bicicletas e patinetes elétricos, que teve a falência decretada pela Justiça em 2023. As informações são do portal g1.
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Segundo a fonte, a Grow, empresa de aluguel de bicicletas e patinetes elétricos, teve falência decretada pela Justiça de São Paulo. A decisão foi do juiz João de Oliveira Rodrigues Filho, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais.
A falência veio depois de a empresa afirmar que “por circunstâncias alheias à sua vontade”, não pode honrar com o cumprimento do plano de recuperação judicial e que não há expectativas de retomada da atividade.
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Com a decisão, os credores passaram a ter seus direitos e garantias reconstituídos nas condições originalmente contratadas, deduzidos os valores pagos e ressalvados os atos praticados no âmbito da recuperação judicial.
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E por fim, mas não menos importante, uma montadora de minivan muito popular no início dos anos 1990, a Grancar Futura foi uma empresa brasileira, mas se tornou mais uma das ‘vítimas’ do mercado importado no país. Existente por pouco tempo, o veículo ainda tinha polêmica em relação ao seu design.
Que fim levou a Grancar Futura?
Contudo, a Grancar Design não sobreviveu por muito tempo. Suas vendas foram muito abaixo do esperado e ainda houve a transição da abertura de mercado para veículos estrangeiros no começo da década de 1990.
Além disso, a Renault fez acusações de plágio do seu modelo. Isso fez com que a Futura ficasse em desvantagem com a concorrência de modelos similares importados. A minivan saiu de linha no final de 1991 com a quantidade de 159 veículos produzidos. A montadora, então, fechou suas portas.