SITUAÇÃO DELICADA

Falência e prateleiras esvaziadas: O fim decadente de empresa de celulares gigantesca, rival da Samsung

03/02/2024 às 19h15

Por: Felipe Henrique
Imagem PreCarregada
Empresa gigante e rival da Samsung encerrou suas atividades (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Empresa gigante e rival da Samsung encerrou suas atividades após enfrentar a falência

De acordo com relatórios divulgados pela mídia internacional uma grande empresa de celulares chegou à beira da falência nos últimos anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa em questão é considerada uma grande rival da Samsung e chegou a ficar com as prateleiras vazias.

A gigante dos celulares é a espanhola Bq (ou Bq Readers) que entrou em processo de falência em 2021. Este foi o primeiro fabricante global de smartphones a adotar o sistema operacional de código aberto, Ubuntu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os relatórios indicam que a empresa decretou falência no início de 2021, e o site oficial do sistema desenvolvido para os dispositivos móveis da marca não ficou mais ativo.

A Bq ganhou destaque pela produção de smartphones e tablets com um sistema operacional alternativo. Em 2015, estabeleceu uma parceria com a Canonical, desenvolvedora do sistema Ubuntu, para lançar o primeiro smartphone com o sistema Ubuntu Phone, chamado Aquarius E4.5. O preço anunciado foi de RMB 1.200, o que equivalia a cerca de US$ 185 na época.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale ressaltar que o mercado de sistemas operacionais móveis é dominado por um duopólio. A única empresa que conseguiu se firmar como uma opção independente é a Apple, com seu sistema iOS. A grande maioria dos dispositivos móveis utiliza o Android, presente em mais de 90% dos smartphones no Brasil e em pouco mais de 70% dos dispositivos globais.

Outras empresas estão tentando desenvolver seus próprios sistemas operacionais, mas muitas acabam utilizando o Android, que é de código aberto, como base. Isso ocorre em grande parte devido à dificuldade de criar aplicativos compatíveis.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, a Play Store, da Google, e a App Store, da Apple, dominam o mercado de venda de aplicativos, o que exige especificações próprias para garantir uma experiência otimizada aos usuários.

Sem uma ampla variedade de aplicativos, os sistemas operacionais tendem a falhar. Isso também foi evidenciado com o Windows Phone da Microsoft. Apesar de possuir diversas qualidades, a falta de suporte e de aplicativos contribuiu significativamente para a queda nas vendas e, eventualmente, para sua descontinuação.

QUAIS CELULARES DA SAMSUNG CHEGARAM AO FIM?

A Samsung é uma das marcas mais amadas dos brasileiros quando falamos em Smartphones do sistema Android. Quase todos os meses, ela lança modelos novos com tecnologias cada vez mais avançadas.

+ URGENTE: O Programa Bolsa Família passa por mudanças no repasse de titulares que moram sozinhos 

Segundo o portal Canal Tec Mundo, um dos mais conceituados portais sobre tecnologia, a Samsung, no ano de 2021, promoveu uma modificação em sua lista de suporte de smartphones. Para saber mais, leia a matéria completa aqui!

falência
samsung

Eu sou o Felipe Henrique, Tec. de Enfermagem por formação e Redator Web por paixão. Adoro cobrir o mundo das celebridades e estou sempre antenado com os últimos acontecimentos, já passei por diversos sites do segmento. Gosto de comentar a vida dos famosos e escrevo aos finais de semana sobre os mais diversos assuntos. Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.