EITA
R$ 30 bilhões em dívidas, falência e portas fechadas: O fim decadente de rival da Volkswagen e +1 montadora
02/09/2024 às 12h45
Tudo sobre a falência de duas montadoras do Brasil, com direito a R$ 30 bilhões em dívidas
Abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Isso porque uma série de situações podem levar ao fim de um grande empreendimento. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre o fim decadente de uma rival da Volkswagen e a falência de outra grande montadora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A primeira empresa que falaremos é da Gurgel Motors, que foi fundada em 1969 pelo engenheiro eletricista João Amaral Gurgel. De acordo com informações do portal Blocktends, Gurgel foi o primeiro brasileiro a executar uma produção 100% nacional de um veículo.
Durante o período em que estava em funcionamento, a empresa passou por uma série de altos e baixos e enfrentou fortemente a concorrência da Volkswagen. Segundo a Wikipédia, devido à quebra no ritmo de produção quebrou o fluxo de caixa da empresa e as dívidas só se acumularam.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foi no ano de 1993, que a Gurgel Motors tentou um acordo com o governador do estado do Ceará, na época, Ciro Gomes, para salvar conseguir salvar a empresa. Mas, foi em vão, e sem apoio do governo, a Gurgel pediu concordata em junho daquele mesmo ano.
A Gurgel Motors ainda tentou mais uma vez se salvar, no ano de 1994, quando pediu ao Governo Federal para um financiamento o valor de 20 milhões de dólares à empresa, mas este foi negado, sendo assim, a fábrica foi declarada falida ainda naquele ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante falar que, sob diversos aspectos, a indústria automotiva é relevante para a economia: entre outras coisas, por ser grande geradora de empregos, por apresentar importantes encadeamentos produtivos e por seus investimentos em inovação.
Pois bem, outra empresa que também passou por dificuldades foi a montadora Chrysler. A fabricante de veículos declarou falência, segundo informou um alto funcionário da Casa Branca. As negociações entre o Departamento do Tesouro e os credores da Chrysler não chegaram a um acordo, o que obrigou o fabricante de automóveis a se declarar em quebra.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Calote de R$ 8,4M e falência: O FIM de rede de supermercados tão popular quanto o Carrefour em 2024
● Falência decretada e leilão: Luta de cervejaria, rival da Heineken, gera tensão em clientes em 2024
● Prateleiras vazias e dívida impagável: Marca n°1 das donas de casa tem falência destruidora em país
Aliás, a empresa fechou as portas em 2009, segundo informou o portal Sedep, com uma dívida bilionária. A montadora tinha dívidas de US$ 6,9 bilhões, que convertido fica aproximadamente dos R$ 30 milhões. O fato é que nem toda ajuda do governo dos Estados Unidos foi suficiente para recuperar a marca.
Assim, em meio a um mercado que conta com tantas montadoras de sucesso, essas foram duas que acabaram chegando ao fim, em sem dúvidas deixaram milhares de clientes órfãos dos seus produtos.
Quais as maiores montadoras de carros do mundo?
- Toyota Motor Corp. Receita: $270,58 bilhões. Lucro líquido: $28,15 bilhões. Ativos: $552,46 bilhões.
- Grupo Volkswagen. Receita: $295,73 bilhões. Lucro: $17,54 bilhões. Ativos: $638,26 bilhões.
- Mercedes Benz. Receita: $178,94 bilhões. Lucro: $27,19 bilhões.
Autor(a):
Bianca Rayla
Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: