Rede gigantesca de supermercado, tão popular quanto uma rede Assaí, entra em colapso e deixa milhares de clientes órfãos
As redes de supermercado desempenham um papel essencial na economia brasileira, tanto no abastecimento da população quanto na geração de empregos, de forma direta ou indireta.
Elas representam uma ponte entre a produção agroindustrial e o consumidor final.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, também ajudam a regular os preços dos produtos alimentícios, além de fomentarem o comércio regional.
No entanto, a quebra de grandes redes de supermercados gera impactos significativos, como desemprego em massa, desabastecimento temporário e desvalorização de centros comerciais.
Nesse contexto, temos a história do Grupo Romcy, um grande conglomerado do setor tão popular quanto a rede Assaí que, após anos de atuação, teve a sua falência decretada, chocando milhares de consumidores..
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, a partir de informações divulgadas pelo portal Wiki, a equipe especializada em economia do TV Foco traz todos os detalhes desse caso e seus impactos perante os consumidores e o mercado brasileiro.
Sendo assim, a partir de informações divulgadas pelo portal Wiki, a equipe especializada em economia do TV Foco traz todos os detalhes desse caso e seus impactos perante os consumidores e o mercado brasileiro.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● De campeão Paulista a pedido de falência: O fundo do poço de um dos times mais populares de São Paulo
● R$ 2,7 bilhões e terror de falência: Rival nº1 da Honda vive pesadelo em 2025 e luta pra sobreviver
● Calote de R$5 bilhões, adeus a Congonhas e falência: O fim decadente de companhia aérea popular no país
Tradição:
Fundado em 1962 pelos irmãos Antônio e José Romcy, o Grupo Romcy surgiu com a unificação de pequenos comércios da família, dando origem à Romcy & Cia:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Inicialmente focado em supermercados, o conglomerado rapidamente se expandiu para lojas de departamento e outros, tornando-se uma referência no varejo de Fortaleza, Ceará.
- Em 1969, o grupo inaugurou sua primeira loja de departamento no centro da cidade, marcando sua entrada em um segmento mais diversificado.
- Em 1972, tornou-se pioneiro no uso de tecnologia na região Nordeste, ao adotar um sistema computacional em parceria com a IBM.
A inovação consolidou a posição do Romcy como um dos maiores grupos varejistas do Ceará.
Sua expansão:
Aliás, foi na década de 70 que o Grupo Romcy diversificou ainda mais suas operações com a criação dos Hipermercados Romcy, incluindo uma unidade de 14 mil m², projetada por Neudson Braga.
O conglomerado também passou a oferecer serviços automotivos (Romcy Car) e de tecnologia (Romcy Informática Ltda.).
A central de compras em São Paulo ampliava a eficiência nas negociações com fornecedores, possibilitando melhores preços ao consumidor.
Sendo tão multifacetado, a população cearense abraçou a marca, que à época alcançou um status de preferência semelhante ao que redes como Assaí possuem atualmente.
Prenúncio do fim
Porém, a chegada do Plano Collor, nos anos 90, trouxe instabilidade financeira para o país, com congelamento de ativos e mudanças abruptas na economia.
O Grupo Romcy, afogado em dívidas, não conseguiu adaptar-se à nova realidade econômica e pediu uma concordata preventiva no fim daquele ano.
- Em 1992, o grupo ainda tentou recuperar-se planejando a reinauguração de um supermercado em Fortaleza, mas os esforços foram insuficientes.
- Em 1993, operando com apenas uma loja, o conglomerado não suportou e teve sua falência decretada.
O patrimônio imobiliário do Grupo Romcy foi utilizado para quitar débitos com bancos, funcionários e fornecedores, encerrando assim uma história de três décadas de atuação.
Apesar das especulações na época, não houve registros ou declarações oficiais dos responsáveis sobre a quebra e seus motivos. No entanto, apesar do tempo, o espaço permanece em aberto caso queiram expor suas versões dos fatos.
Quais foram as consequências da falência do Grupo Romcy?
A falência do Grupo Romcy deixou marcas profundas no varejo cearense. O fechamento de suas lojas gerou desemprego e impactou diretamente o poder de compra da população local.
No entanto, o Grupo Romcy ainda é lembrado com certa relevância para o crescimento no varejo nordestino, tendo influenciado o mercado local e servido de exemplo para futuras redes supermercadistas.
Mas, se você quer saber mais sobre histórias de grandes empresas e falências, clique aqui.*
Considerações finais:
Uma rede de supermercado popular no Brasil, o Grupo Romcy, marcou época como referência no varejo nordestino.
Fundada em 1962, destacou-se pela inovação e expansão até os anos 90. Contudo, crises financeiras, agravadas pelo Plano Collor, levaram ao colapso da empresa em 1993, deixando milhares de clientes órfãos.
Seu fim evidenciou os impactos da falência de grandes redes na economia e no mercado de trabalho.