O QUE ROLOU?!

Falência decretada e fechamento de unidades: O fim triste de rede de supermercados nº1 popular igual ao Assaí

Supermercado tradicional tem falência decretada em 2025 (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/Canva)

Supermercado tradicional tem falência decretada em 2025 (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/Canva)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda em dezembro de 2022, uma rede de supermercado tão popular quanto o Assaí teve sua falência decretada após enfrentar crises e um cenário cada vez mais adverso.

Trata-se da rede de Supermercados Santo Antônio que, por mais de 50 anos, foi nº1 em Guarapari e seu fechamento deixou clientes e funcionários abalados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, baseada em informações do Tribuna Online e em dados oficiais expostos pelo portal Credibilita, a equipe especializada em economia do TV Foco traz todos os detalhes dessa falência e as razões que o levaram a esse desfecho.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Rede de supermercados Santo Antônio (Foto: Reprodução / Internet)

Etapas da falência

Conforme mencionamos acima, a falência do Supermercado Santo Antônio foi decretada em 1º de dezembro de 2022:

A crise:

No entanto, a crise financeira que assolou a rede teve início ainda no verão de 2020, quando clientes passaram a perceber a falta de produtos nas prateleiras.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A dívida trabalhista acumulada já chegava a R$ 25 milhões, enquanto os valores devidos a credores, fornecedores, bancos e impostos elevavam ainda mais o montante para cifras bilionárias.

Tentando aliviar a situação, a empresa realizou cortes drásticos, como:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, a venda das unidades não trouxe o alívio esperado …

Mas, em meio a acusações de descumprimento contratual, os antigos proprietários retomaram o controle da rede, mas não conseguiram conter a crise.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Processo da falência divulgado pela Credibilita (Foto Reprodução/Credibilita)

Fim de atividades:

Com as dívidas aumentando rapidamente, a empresa anunciou o encerramento das atividades em julho de 2020, resultando em fechamento de unidades e demissões em massa.

Inclusive, de acordo com o Tribuna online, muitos funcionários relataram dificuldades para receber direitos trabalhistas, ampliando a insatisfação e a insegurança entre os colaboradores.

Conforme dito acima, em fevereiro de 2023, foram leiloados 24 imóveis pertencentes aos antigos proprietários, incluindo a estrutura principal do supermercado, localizada no bairro Muquiçaba, avaliada em R$ 17 milhões.

Comunicado oficial da empresa:

A empresa J. Zouain e Cia. Ltda., proprietária da rede, emitiu na época um comunicado oficial à imprensa lamentando o desfecho e afirmando que a decisão de pedir autofalência foi tomada para resguardar os interesses dos credores.

Além disso, os sócios garantiram estar à disposição da Justiça e do administrador judicial para atender aos credores.

O comunicado oficial emitido pela empresa dizia:

“A empresa J. Zouain e Cia. Ltda. teve a sua falência decretada neste 1º de dezembro pelo MM. Juízo da Vara de Recuperação Judicial e Falência de Vitória, do Estado do Espírito Santo, nos autos do processo nº 5021811.25.2021.8.08.0024.

Após décadas de operação dos Supermercados Santo Antônio na cidade de Guarapari, a empresa teve de encerrar suas atividades por dificuldades econômicas e financeiras.

Diante desse quadro, para resguardar os interesses dos credores, os sócios optaram por um pedido de autofalência, processo qual são assessorados pelo escritório de Advocacia Rudolf Rodrigues.

Os sócios lamentam a impossibilidade de retomada das operações da empresa e afirmam estar à disposição do Juízo e do Administrador Judicial nomeado para que os credores vejam seus direitos atendidos.”

O que aconteceu com os espaços que pertenciam à Rede de Supermercado Santo Antônio?

A rede de supermercados Extrabom ocupou parte dos espaços das antigas lojas a partir de 2021, enquanto outros ativos aguardavam leilão.

Segundo o advogado Edson Lourenço, que representa parte dos credores, cerca de 350 ex-funcionários teriam seus passivos quitados com os recursos arrecadados.

Rede Extrabom (Foto: Reprodução/Internet)

Conclusões finais:

Em suma, o Supermercado Santo Antônio, tradicional em Guarapari, decretou falência em dezembro de 2022 após acumular uma dívida milionária.

Cortes de custos e a venda das lojas agravaram a crise, iniciada em 2020, e não reverteram a situação financeira da empresa.

Por fim, após a falência, leiloaram os bens da rede para quitar dívidas, enquanto os funcionários lutavam por seus direitos trabalhistas.

Não encontramos as atualizações sobre a quitação final dos pagamentos dos funcionários da rede, mas estamos abertos a receber informações sobre o assunto, caso a rede queira divulgá-las.

No entanto, o que se sabe é que em setembro de 2024, ainda existia uma lista de credores, conforme podem ver por aqui*.

Mas, para saber mais histórias e fatos como esse, clique aqui*.

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile