A rival da Volkswagen e da Fiat não conseguiu se segurar no mercado e acabou dando adeus
A Volkswagen e a Fiat, sem sombra de dúvidas, são duas das maiores concessionárias de carros do mundo. Com modelos que caíram no gosto do público, as marcas deslancharam com folga no número de vendas de automóveis e estão sempre trazendo renovações aos clientes.
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Mas, uma grande concorrente das fabricantes não conseguiu ter o mesmo desfecho. Ao longo de anos sendo apontada como a marca brasileira de maior sucesso, a Gurgel foi fundada em 1969, pelas mãos do engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel.
Ainda na década de 80, a fabricante criou e produziu unidades do furgão Itaipu E-400, primeiro carro elétrico do Brasil. Antes disso, a mesma empresa apresentou protótipos do Itaipu, em 1975, antes de ser uma demanda global.
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Vale destacar que, a concorrente da Fiat e Volkswagen também ficou conhecida pelos carros construídos em fibra de vidro e o lançamento do BR800 em 1988. Pouco depois, a fabricante lançou o Supermini, subcompacto que tinha motor 0.8 e desenvolvia 36 cv, além dos clássicos jipes X-12 e Carajás.
Quando a Gurgel chegou ao fim?
Todavia, na década de 90 o Governo Federal reduziu a alíquota do IPI para carros 1.0, o que ocasionou com que os veículos da Gurgel competissem com modelos nacionais de marcas como Volkswagen, Fiat, Ford e Chevrolet.
Outro ponto determinante para o desfecho da Gurgel foi o mercado de importados, que trouxe soluções consideradas mais atrativas. O fim das atividades da empresa foi determinado em 1994, com um processo que se alongou até o ano de 1996.
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