Rival da Netflix não aguentou e acabou falindo em meio às dívidas
A Netflix é atualmente uma das principais plataformas de streaming do mundo, mas antes da sua consolidação, outra empresa de mídia dominou o mercado por décadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A maior rival da Netflix foi lançada em 1985, em um cenário promissor – e rapidamente dominou o segmento de vídeos.
A empresa em questão é a Blockbuster, fundada em Dallas por David Cook. Além da venda de fitas, o empresário investiu na personalização do negócio e equipou sua loja com um sistema de computadores que usavam um scanner de código de barras para ler os principais dados de cada fita alugada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em dois anos, David conseguiu abrir mais de 10 lojas, todas com atendimento exclusivo – fazendo com que se tornasse uma das marcas mais conhecidas dos Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 1987 a rival da Netflix foi vendida por um valor milionário à Wayne Huizenga, que expandiu internacionalmente a Blockbuster, destruindo por completo seus concorrentes: Erol’s, Sound Warehouse, Music Plus e Super Club Retail Entertainment.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com mais de 4.500 lojas em todo o mundo, em 1994 a gigante de mídia foi vendida para a Viacom por US$ 8,4 bilhões, mas o que poucos imaginavam era que uma rival de peso iria ser lançada em breve.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Criada em 1997, a Netflix começou pequena como um serviço de entregas de DVDs pelo correio. Ao longo dos anos a plataforma investiu em tecnologia e chegou a incrível marca de US$ 5 milhões de faturamento em 1999.
COMO A BLOCKBUSTER FALIU?
Com o avanço da Netflix, a Blockbuster seguiu investindo pesado em seu negócio, mas tomou um ‘xeque-mate’ em 2008, quando a atual líder de mídia abandonou o aluguel de DVDs e lançou sua própria plataforma de streaming.
A receita da Blockbuster despencou e a empresa declarou falência em 2010. Em 2011, foi a leilão e acabou vendida à Dish Network por US$ 320 milhões.