ADEUS!

Falência decretada: O triste fim de 5 montadoras gigantescas ao serem aniquiladas após anos no Brasil

07/01/2024 às 22h53

Por: Kelly Araújo
Imagem PreCarregada
O triste fim de 5 montadoras gigantescas após ano Brasil - Foto: Montagem

O fim decadente de fabricantes no Brasil após anos

Sem sombra de dúvidas, abrir um negócio não é uma tarefa tão simples assim. Isso porque uma série de situações podem levar ao fim de um grande empreendimento. Dessa vez, por exemplo, falaremos a respeito da falência de 5 montadoras, que tiveram as fábricas desativadas, após serem aniquiladas no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que, as fabricantes em questão se tratam de produtoras de veículos pesados, que infelizmente, não conseguiram obter o sucesso desejado em sua trajetória no território nacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A primeira delas se trata de uma montadora de chassis e ônibus, situada em Santa Catarina, a Matra. A empresa atuou no Brasil nos anos de 1987 a 1991, sendo seu primeiro modelo o M-22. A causa da falência é que mesmo depois de 5 anos de mercado, ela não conseguiu chegar no número desejado de vendas.

Outra fabricante da lista e muito conhecida no Brasil até hoje é a ‘Fiat Diesel’. Ela desembarcou no país no ano de 1976, atuando como sucessora da Feneme. Seu primeiro veículo foi um caminhão médio, o “Fiat 130”, equipado com motor de 6 cilindros.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, as vendas foram caindo com o passar dos tempos e outra gama de impasses também surgiu. Dessa forma, a marca deixou o Brasil no ano de 1985.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outra gigante de mercado foi a Chevrolet Caminhões. Ela chegou no Brasil em 1925, sendo um grande sucesso. Todavia, com o passar dos anos a montadora não conseguiu se atualizar com as novidades do mercado e em 1996 largou o país de vez.

A quarta fabricante da lista é a Dodge Caminhões. Iniciou sua jornada em 1969. No ano de 1981 foi adquirida pela Volkswagen, que seguiu na produção dos caminhões Dodge. Todavia, em 1984, a VW comunicou o fim dos caminhões no Brasil, não pela baixa venda, mas, por resolverem focar na própria marca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fechando a lista de montadoras surge a GMC. Os primeiros caminhões da marca chegaram no Brasil em 1996. Tudo parecia ir muito bem, porém, mesmo com os gigantescos esforços e divulgação, a marca não properou e acabou encerrando suas atividades em 2001.

Thumbnail Video Youtube Botão Play do Youtube

Qual a maior montadora de caminhão no Brasil?

Vale destacar que, a principal marca de caminhões em território nacional se trata da Scania, presente no país desde 1957. A Volkswagen também representa muito bem o grupo no Brasil desde 1979, além da marca MAN.

🚨 Fontenelle e Lucas "batem-boca" + Tati Machado no lugar de Ana Maria + Davi defende jogos de az@r  

Caminhão
Destaque
falência

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.