O fim decadente de fabricantes no Brasil após anos
Sem sombra de dúvidas, abrir um negócio não é uma tarefa tão simples assim. Isso porque uma série de situações podem levar ao fim de um grande empreendimento. Dessa vez, por exemplo, falaremos a respeito da falência de 5 montadoras, que tiveram as fábricas desativadas, após serem aniquiladas no Brasil.
Vale lembrar que, as fabricantes em questão se tratam de produtoras de veículos pesados, que infelizmente, não conseguiram obter o sucesso desejado em sua trajetória no território nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A primeira delas se trata de uma montadora de chassis e ônibus, situada em Santa Catarina, a Matra. A empresa atuou no Brasil nos anos de 1987 a 1991, sendo seu primeiro modelo o M-22. A causa da falência é que mesmo depois de 5 anos de mercado, ela não conseguiu chegar no número desejado de vendas.
Outra fabricante da lista e muito conhecida no Brasil até hoje é a ‘Fiat Diesel’. Ela desembarcou no país no ano de 1976, atuando como sucessora da Feneme. Seu primeiro veículo foi um caminhão médio, o “Fiat 130”, equipado com motor de 6 cilindros.
Mas, as vendas foram caindo com o passar dos tempos e outra gama de impasses também surgiu. Dessa forma, a marca deixou o Brasil no ano de 1985.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outra gigante de mercado foi a Chevrolet Caminhões. Ela chegou no Brasil em 1925, sendo um grande sucesso. Todavia, com o passar dos anos a montadora não conseguiu se atualizar com as novidades do mercado e em 1996 largou o país de vez.
A quarta fabricante da lista é a Dodge Caminhões. Iniciou sua jornada em 1969. No ano de 1981 foi adquirida pela Volkswagen, que seguiu na produção dos caminhões Dodge. Todavia, em 1984, a VW comunicou o fim dos caminhões no Brasil, não pela baixa venda, mas, por resolverem focar na própria marca.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fim das dívidas do IPVA e canetada de Tarcísio: Lei em vigor em 2024 em SP salva motoristas da Uber e da 99
● “Não existe”: Banco Central confirma 3 proibições para correntistas com cartão de crédito e PIX hoje (23)
● “Justiça decretou a falência”: O anúncio de Lo Prete ao paralisar JG com adeus de companhia aérea n°1
Fechando a lista de montadoras surge a GMC. Os primeiros caminhões da marca chegaram no Brasil em 1996. Tudo parecia ir muito bem, porém, mesmo com os gigantescos esforços e divulgação, a marca não properou e acabou encerrando suas atividades em 2001.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual a maior montadora de caminhão no Brasil?
Vale destacar que, a principal marca de caminhões em território nacional se trata da Scania, presente no país desde 1957. A Volkswagen também representa muito bem o grupo no Brasil desde 1979, além da marca MAN.