Relembre o triste fim de concorrente tradicional da Netflix
Na tarde desta segunda-feira (26), o TV Foco reuniu algumas informações e curiosidades sobre o triste fim de uma das concorrentes tradicionais da Netflix, que deu adeus no ano de 2011 após uma dívida bilionária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, estamos falando da Blockbuster, uma rede de locadoras de filmes e videogames. A empresa foi fundada em 1985 por David P. Cook, no Texas, Estados Unidos.
Inclusive, a empresa que chegou a ser concorrente da Netflix, chegou a ser a maior rede de locadoras de filmes do mundo e em seu auge, teve mais de 9 mil lojas espalhadas por todo o mundo e mais de 70 milhões de associados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Porém, no início dos anos 2000 começou a decadência da Blockbuster. Isso porque, segundo a Forbes, entre os anos de 2003 e 2005, a rede perdeu 75% de seu valor de mercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E no ano de 2011, a concorrente da Netflix decretou sua falência, à medida que tentava quitar uma dívida no valor de 1 bilhão de dólares. Inclusive, no mesmo ano, a empresa foi comprada pela Dish Network, em um acordo de 320 milhões de dólares.
Em 2014, todas as lojas encerraram suas atividades e foram fechadas, apenas uma ficou aberta, que no caso, é a loja Oregon.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NETFLIX TENTOU COMPRAR A BLOCKBUSTER?
O co-fundador da Netflix, Marx Randolph, escreveu um livro chamado ‘That Will Never Work’, que em português, significa ‘Isso Nunca vai Funcionar’, onde revelou que cogitou comprar a empresa concorrente por cerca de 50 milhões de dólares no ano de 2000. Porém, um tempo depois desistiu do negócio.
Inclusive, vale destacar que no Brasil, a empresa foi comprada pelas Americanas, no ano de 2007, em um negócio de 186,2 milhões de reais.