EITA
Falência decretada e clientes em desespero: O triste fim de um dos bancos mais famosos do país
09/03/2024 às 22h44
Falência de banco tradicional deixou clientes em completo desespero
Abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Isso porque uma série de situações pode levar ao fim de uma grande empresa. Dessa vez, por exemplo, falaremos a respeito do desfecho de um dos bancos mais tradicionais do Brasil que teve a falência decretada e precisou encerrar as atividades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, estamos falando a respeito do Banco Nacional. A instituição financeira era tão famosa, que patrocinava ninguém mais, ninguém menos que o eterno Piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna. Segundo informações da Wikipédia, a empresa também foi um dos anunciantes do Jornal Nacional em 1969.
A instituição financeira surgiu em 1944 pelos irmãos José e Waldomiro Magalhães Pinto. A estratégia da marca sempre foi investir em esportes, colocando seu símbolo no uniforme de Vasco e Fluminense nos jogos finais do Campeonato Brasileiro de futebol de 1984. Mas, o Banco Nacional acabou enfrentando problemas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A instituição financeira foi à falência em 1995. “A imagem que temos de um banco é de algo ruim, que nos cobra no final de cada mês, mas o Nacional conquistou posição interessante principalmente quando originou o nome do Jornal Nacional”, diz Marcelo Boschi, professor de branding da ESPM-RJ, de acordo com a revista Exame.
Por que o Banco Nacional teve a falência decretada?
Com a falência, os ativos do Banco Nacional foram comprados pelo Unibanco (repassados para o Itaú anos mais tarde). Além disso, seus passivos foram repassados ao Banco Central. A instituição tinha mais dívidas do que lucros em meados dos anos 1990 e acabou sendo alvo da insolvência. Seus problemas financeiros surgiram ao 1988, mas uma “contabilidade fictícia” acabou levando a empresa à falência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência devastadora: Shopping popular de SP é aniquilando pelo Bourbon após 22 anos
● Falência e bens leiloados: Gigante dos chocolates, tão icônica quanto a Pan, tem fim decadente
● Dívida de R$152M e terror de falência: Rede de supermercados, tão popular quanto Atacadão, respira por aparelhos
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]