Um plano de saúde com milhares de clientes em São Paulo acabou indo à falência e não comunicou ninguém sobre sua situação. Todos os clientes acabaram surpreendidos ao tentarem atendimento na empresa
Um plano de saúde que atendia milhares de pessoas teve uma falência repentina, deixando todos os clientes na mão. A empresa atendia em São Paulo e todos tiveram que dar um jeito de rumar para outro, já que não poderiam ficar sem a tranquilidade de poder contar com um convênio.
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O convênio é por muitas vezes a saída que as pessoas têm para conseguir fugir da saúde pública, que por muitas vezes não suprem a necessidade dos pacientes. Portanto, sempre quando há algum problema com eles, afetam diversos cidadãos.
De acordo com o portal ‘G1’, no dia 11 de março de 2019 a Agência Nacional de Saúde (ANS) suspendeu parcialmente a venda do plano de saúde da operadora Coopus. A empresa, na época, contava com quase 5 mil beneficiários, espalhados em 90 municípios do estado de São Paulo.
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Segundo a ANS, a suspensão se deu por conta de um acompanhamento trimestral em que identificam a qualidade do atendimento, com base nas queixas do período. Assim, o convênio recebeu a faixa 3, que é a mais baixa do programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento da ANS.
Na época, em nota, a Coopus criticou os critérios utilizados para o bloqueio e exaltou que nesta época realizou mais de 240 mil atendimentos, registrando 6 reclamações. Porém os dados da ANS apontaram 51 reclamações e por conta desse impasse a empresa acabou sendo bloqueada por maneira temporária em 2019. Mas os problemas não pararam por ai, somente se agravaram.
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O fim da empresa
De acordo com o portal ‘JUS Brasil’, a Coopus acabou indo à falência e está atuando como ‘Massa Falida’. Durante rápidas pesquisas no portal ‘Reclame Aqui’, dá para perceber que nem mesmo seus clientes estavam cientes dessa situação da empresa contratada.
“A Coopus comunicou o encerramento do plano, por motivos financeiros – falência – e não indicou quais seriam as operadoras de destino para a contratação sem carência. O que é uma exigência da Resolução Operacional”, disse um dos clientes no site de reclamação.
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Outro exaltou: “Preciso de um retorno urgente sobre como fazer a migração para o Go Care (que aparentemente é o convênio de destino), com todo o auxílio e suporte da Coopus. É um absurdo o que estão fazendo com os conveniados”, se revoltou.
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Diante dessas reclamações, a Coopus informou que todas as informações necessárias para a portabilidade especial foram encaminhadas ao e-mail de seus clientes.
Quais os principais planos de saúde do Brasil?
O Brasil conta com uma grande quantidade de operados de planos de saúde, mas os principais são a Amil, Bradesco Saúde, Unimed e NotreDame. Dentre elas a Hapvida NotreDame Intermédica conta com o maior número de clientes, mais de 16 milhões.