Empresa de plano de saúde, rival da Amil, passa por turbulência e toma uma série de medidas para evitar a falência
Uma empresa de planos de saúde, rival da Amil, passou por uma forte crise e precisou repassar os próprios clientes a fim de evitar a falência. Os beneficiários tiveram que lidar com uma mudança nos planos e agora possuem um novo administrador da carteira.
A Unimed-Rio repassou os clientes à administradora da empresa em nível federal, para tentar contornar a crise que enfrentou no início do ano. A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) proibiu a comercialização de 32 planos de saúde e de 8 operadoras nos últimos meses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida do órgão foi para evitar novas reclamações, já que houve um grande registro no 4º trimestre de 2022. Ao todo, foram 436.526 usuários dos planos suspensos.
A proibição ocorreu em março e teve duração de 3 meses. A agência também autorizou o retorno da venda de 7 planos de 2 operadoras que estavam suspensos, por não apresentaram mais risco de falhas na assistência à saúde aos beneficiários.
A Unimed-Rio assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em 2016, com a ANS, o Ministério Público e a Defensoria Pública. A medida funciona como uma espécie de recuperação judicial, para aliviar a crise financeira que se estabeleceu nos últimos anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ATUALIZAÇÕES
Em setembro, a ANS autorizou as transferências de 73 mil contratos da Unimed-Rio para Unimed Ferj. O jornal Extra divulgou anteriormente que foram 107 mil transferências, mas a agência reguladora corrigiu a informação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O prejuízo acumulado no primeiro semestre deste ano foi de R$ 840 milhões. A empresa afirmou que a transferência de parte da carteira faz parte da estratégia de reequilíbrio econômico-financeiro da cooperativa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAIS ÁREAS A UNIMED-RIO ATENDE?
A Unimed-Rio atende todas as zonas da cidade do Rio de Janeiro e também a cidade de Duque de Caxias.