Famosa empresa do setor alimentício teve um desfecho conturbado, foi comprada por rival, e atualmente sua situação é essa
Se você viveu a infância e adolescência entre os anos 90 e 2000 deve ter memórias muito afetivas quanto a essa marca que iremos falar aqui hoje.
Fundada em 1961, na Itália, ela desembarcou em território nacional na década de 70, e logo conquistou os nossos corações, ainda mais pelos bichinhos fofos que apareciam em sua propaganda de leite.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se você pensou no nome Parmalat, acertou! Mas apesar do sucesso, essa estimada marca passou por períodos extremamente conturbados.
Breve Historia
Como mencionamos, a marca foi criada em 1961 na Itália, por Calisto Tanzi.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal UOL, esse estimado empresário queria se transformar no “magnata do leite”, tanto é que conseguiu e a Parmalat viveu tempos de glória lá fora e aqui no Brasil.
Desenvolvendo novas soluções, como o leite longa vida, que consegue durar seis meses sem perder as propriedades nutricionais, logo a empresa ganhou fama e alcançou a liderança de vendas na Itália.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Até dia 20/01: Isenção do IPTU é liberada em 2025 para salvar lista de aposentados e pensionistas do INSS
● Adeus aos R$ 600: Bloqueio do Bolsa Família é confirmado a milhares que não fizerem isso até dia (30/12)
● Salário mínimo 2025, vitória do INSS e ISENÇÃO aos idosos 60+: 3 viradas na última semana de 2024
Na década de 70, a Parmalat começou a patrocinar a equipe Brabham de Fórmula 1, onde o piloto Nelson Piquet começou a correr anos depois, e o time de futebol Parma, onde atuou em esquema de cogestão.
Ainda de acordo com o portal Uol, foi exatamente nessa época que a Parmalat começou a construir um verdadeiro império.
A Parmalat então começou a desenvolver uma versão do comercial dos mamíferos, cujo qual já fazia um certo sucesso na década de 70, mas que ganhou um verdadeiro boom nos anos 90.
Ah, quem não se lembra disso? O comercial era composto por crianças vestidas de animais, e com essa fofura, a marca que já era amada pela maioria, chegou a outro patamar.
Até hoje alguns baixinhos da época que hoje, como essa que vos escreve, já são grandinhos, ainda deve ter guardado alguns dos bichinhos da coleção Parmalat, ou sonhava em participar um dia do comercial que passava na TV.
Com isso, os consumidores passaram a consumir ainda mais seus produtos.
Outros interesses
Foi também na década de 90 (1992), que uma parceria de sucesso colocaria a Parmalat em outro patamar, isso porque a empresa decidiu fechar com o time do Palmeiras, iniciando assim a “era de ouro da empresa”
Vale mencionar que a empresa já tinha patrocinado times da Argentina (Boca Junior e Estudiantes), Chile (Universidad Católica, Audax Italiano), Uruguai (Peñarol), Equador (LDU), França (Olympique de Marseille), Rússia (Dínamo de Moscou), Portugal (Benfica), Espanha (Real Madrid), México (Toros Neza) e até a seleção dos Estados Unidos.
Na época, o Palmeiras vivia uma fase complicada. O jejum de títulos durava 16 anos. Com uma injeção de dinheiro e um planejamento bem feito, a parceria Palmeiras-Parmalat fez com que o time voltasse a gritar “campeão” na época.
Camisas listradas do Palmeiras na “Era Parmalat” nos nos 90 (Foto Reprodução/Blogguer MDF)Em 1993, o chamado “Verdão” levou o Campeonato Paulista goleando o Corinthians na final por 4 a 0.
Em 1994, o Palmeiras levou o bi do Brasileirão, e, na Libertadores, o mesmo massacrou o Boca Juniors no Palestra Itália em noite de gala de Mazinho. O placar de 6 a 1 foi a maior derrota do time argentino até então.
Em 1996, o Palmeiras venceu o Paulistão. Em 1998, a Copa Mercosul e a Copa do Brasil. Em 1999, veio a conquista da Libertadores, o título mais importante para o clube na época e que ainda é lembrado.
Nos anos 2000, a parceria com a Parmalat terminou, mas, no primeiro semestre, o clube venceu o Torneio Rio-São Paulo e a Copa dos Campeões (campeonato que reunia os principais clubes brasileiros na época), além de ser vice-campeão da Copa Mercosul pela segunda vez e da Libertadores.
“Começando a ruir”
Ainda de acordo com o portal UOL, no ano de 2003, a Parmalat começou a atravessar uma crise.
A situação explodiu quando a empresa disse que uma conta nas Ilhas Cayman, que teria saldo de 4 bilhões de euros (R$ 21 bilhões, na conversão livre), era inexistente. Os executivos então procuraram a proteção da lei de falências e começaram os processos.
Mas as autoridades italianas descobriram, mais tarde, que Tanzi tinha escondido quadros de Pablo Picasso, Claude Monet e Vincent van Gogh para que não fossem tomados pelos credores, cujas peças foram leiloadas somente no ano de 2019.
A falência fraudulenta ocorreu em dívidas que superavam os 14 bilhões de euros (R$ 71 bilhões, em conversão livre). Sendo assim os patrocínios para os esportes cessaram.
Falência
Em 2005, a Parmalat Brasil acabou entrando em recuperação judicial, graças à lei que havia sido aprovada meses antes. Anos depois, a Laep Investments comprou a empresa.
Já em 2007, uma nova crise: dois lotes de leite da empresa foram apreendidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), porque estavam com suspeita de adulteração por soda cáustica e peróxido de hidrogênio.
A investigação então descobriu que duas cooperativas de Minas Gerais, que vendiam leite para Parmalat e outras empresas, estavam contaminando o produto*SAIBAMAIS.
Prisão
A situação que já estava ruim, piorou, quando outro escândalo envolvendo a marca explodiu. De acordo com o portal G1, Calisto Tanzi foi preso em 2011 e condenado a oito anos de prisão.
Na época, a imprensa internacional informou que agentes policiais chegaram no começo da tarde à residência de Tanzi, em Parma, no norte da Itália, para executar a ordem de prisão emitida pela procuradoria de Milão após a sentença do Supremo.
Tanzi acabou morrendo de pneumonia em um hospital de Parma no dia 1º de janeiro de 2022, aos 83 anos anos de idade
Como a empresa esta atualmente?
Mas você deve estar nesse exato momento se perguntando: “Como ela faliu se até ontem eu vi a marca no supermercado?”
Pois é, naquele mesmo ano de 2011, após todos esses escândalos envolvendo o fundador, a empresa acabou sendo comprada pela francesa Lactalis, que acabou adquirindo o controle acionário da Parmalat em nível global.
A empresa retomou as atividades no Brasil apenas no ano de 2015, que inclusive foi na mesma época que retomou o comercial dos mamíferos.
Na fanpage lançada em 2015, junto com a campanha, a marca já havia alcançado mais de 9,2 mil fãs, que assim como essa que vos escreve, tem muitas recordações com os bichinhos icônicos da marca.
Atualmente ela continua sendo comercializada nos principais pontos de vendas e supermercados, em todo o país.